ProfEPT

Primeira Defesa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é realizada no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/04/2019 16h44, última modificação 31/08/2023 12h53
A apresentação aconteceu no dia 17 de abril, no auditório da Reitoria do Instituto Federal Fluminense.
Primeira Defesa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é realizada no IFF

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) teve sua primeira defesa pública de dissertação realizada no dia 17 de abril de 2019, no auditório da Reitoria do Instituto Federal Fluminense.

Com o título "Práticas corporais de aventura: recurso didático-pedagógico para integração curricular em cursos do eixo tecnológico recursos naturais, na rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira", a defesa do mestrando Leonardo Basílio Caetano foi avaliada por uma banca formada pelos doutores José Augusto Ferreira da Silva (IFF), que orientou o trabalho; Juliana Costa Guimarães (Seeduc) e Rony Cláudio de Oliveira Freitas (Ifes), que é o coordenador nacional do ProfEPT.

Entusiasmado com a apresentação, Leonardo contou que o trabalho foi desenvolvido ao longo de 18 meses, entre desenvolvimento, implementação e avaliação, sendo apresentado em alguns congressos pelo Brasil, como a Reditec 2018, sediada pelo Instituto Federal Fluminense. A defesa de dissertação foi aprovada com nota máxima pela banca.

O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Paulo, esteve presente na apresentação e salientou que  ocorrerão mais de 400 defesas de dissertações das turmas de 2017 do Programa por todo o Brasil.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.