Permanência

Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem realiza reuniões com professores dos campi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/05/2017 14h37, última modificação 10/10/2023 13h21
Os encontros têm como objetivo principal a apresentação do Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFF.

Proena apresenta Plano de Permanência e Êxito aos professores

A equipe da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena) está cumprindo uma agenda de visitas aos campi do Instituto com o objetivo de apresentar aos professores o Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFF, que está em vias de aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpe) e no Conselho Superior (Consup), e constituir um grupo de trabalho para colaborar com a Câmara de Ensino no processo de reconstrução da Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP).

Após reuniões com os professores dos campi Centro, Maricá e Quissamã, a pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Rodrigues, e as diretoras de Políticas da Educação Básica Profissional e de Políticas da Educação Superior, Cátia Viana e Ana Mary Barreto, estiveram na tarde de terça-feira, dia 16 de maio, no Campus Avançado São João da Barra para uma conversa com os professores.

Foi um momento muito importante, tivemos uma dinâmica em que cada um falou um pouco de sua trajetória na instituição e sobre o trabalho desenvolvido. É um grupo muito novo, mas muito engajado, envolvido com a instituição, com muita vontade de pensar e fazer coisas novas. Eles falaram dos projetos integradores e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo campus com muita satisfação e com muita esperança de que a educação de fato vai impactar na vida das pessoas daquela região”, avalia Christiane.

O professor da área de mecânica e metalurgia, Pedro Araújo, que faz parte da Comissão de Permanência e Êxito do campus, avaliou positivamente o encontro. “Esses encontros são essenciais para estreitar o relacionamento e as ações do campus com a equipe da Reitoria. A reunião foi bastante proveitosa”, afirma o Pedro.

A diretora de Ensino Maria Lúcia Ravela destacou que, para um campus Avançado como o de São João da Barra, é muito importante ter a presença da Proena. “Foi muito bom para os professores conhecerem o Plano de Permanência e Êxito do Instituto, eles se sentiram mais motivados e viram que algumas ações nós já fazemos aqui. Foi um encontro muito agradável e proveitoso”, afirma Ravela.

A pró-reitora de Ensino Christiane Rodrigues ressalta a importância do Plano de Permanência e Êxito. “A gente precisa pensar estratégias para combater a evasão e a retenção dos nossos estudantes, esse é um desafio que diz respeito a todos nós educadores. É importante que as pessoas estejam predispostas a contribuir com esse trabalho e com a construção desse plano de ação voltado para a permanência exitosa dos estudantes”, ressalta.

A agenda de visitas aos campi prosseguirá nos meses de junho e julho. “A ideia é que até o final de julho a gente tenha feito essa conversa com os professores de todos os campi”, afirma Christiane