Pró-Reitoria de Ensino reúne coordenadores

por admin publicado 17/06/2010 15h05, última modificação 31/08/2023 12h45
Encontro de coordenadores de Cursos/Áreas que aconteceu na última segunda-feira, dia 14, teve o objetivo de propor planejamento educacional do IF Fluminense.

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense organizou  o 1º Encontro de Coordenadores de Cursos, que foi realizado no campus Bom Jesus do Itabapoana, no dia 14 de junho, das 8h30 às 17h. O encontro reuniu cerca de 50 coordenadores de cursos/áreas de todos os campi, com o objetivo de fundamentar o planejamento educacional da Instituição.

A abertura das discussões contou com a participação da Reitora Cibele Daher e do Prof. Fernando Ferrara, Diretor Geral do campus Bom Jesus. A Professora Fabíola Ney, Pró-Reitora de Ensino, iniciou os trabalhos destacando as políticas de ensino dos Institutos Federais sinalizadas pelo Ministério da Educação. Em seguida, apresentou o panorama educacional específico do instituto, no que tange à política de gestão, diretrizes, estrutura organizacional da PROEN, compromissos do ensino, indicadores de metas e compromissos abrangendo cursos, servidores e discentes.

Para a construção do planejamento estratégico de ensino, os coordenadores tiveram participação efetiva no elenco de potencialidades, fragilidades, propostas e sugestões que nortearão as ações. A implementação desta política de ensino coletivo terá continuidade por meio de Comissões Temáticas, organizadas pela Pró-Reitoria de Ensino e compostas por representantes dos sete campi, indicados pelos Diretores Gerais, e representantes da Reitoria.

Serão quatro Comissões Temáticas: cursos de nível médio, cursos de graduação, EaD e EJA, que vão trabalhar de forma articulada e mobilizar a comunidade do Instituto para as discussões necessárias na área de ensino. A sistematização destas discussões será levada para a Câmara de Ensino, constituída pela Pró-Reitoria de Ensino e Dirigentes de Ensino de todos os campi, e considerada na organização da proposta de Regulamentação Didático-Pedagógica do IF Fluminense. O encerramento do encontro foi marcado por uma visitação guiada pelo campus Bom Jesus.