Evento cultural

IFF promove 4º Encontro de Cultura

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/11/2021 14h23, última modificação 31/08/2023 13h05
As atividades culturais serão realizadas de 01, 02 e 03 de dezembro e as inscrições podem ser feitas na página do evento.
IFF promove 4º Encontro de Cultura

Arte: Programação Visual

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex) promoverá, nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2021, o IV Encontro de Cultura do IFFluminenseabrangendo todos os campi da instituição, com o tema “Resistência cultural nos tempos de barbárie”A programação conta com uma série de atividades culturais com transmissões on-line. O evento será aberto a toda comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas AQUI

O IV Encontro de Cultura do IFFluminense é um evento integrado de Arte e Cultura dos campi do IFF, de exibição online e gratuita, apresentando atividades de reflexão estética, crítica e sensível, por meio de palestras e apresentações artístico-culturais em suas diversas linguagens e especificidades, dando visibilidade à produção desenvolvida nas unidades da instituição e/ou em suas comunidades, com ênfase em sua pluralidade, diversidade, atuação em rede e nas questões específicas da Arte e da Cultura como campos do saber.

A temática da quarta edição é a “Resistência cultural nos tempos de barbárie” no sentido de visibilizar atividades que se enredam e se expandem entre os territórios da instituição e o seu cotidiano, nas perspectivas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, compreendendo a importância das produções simbólicas na formação integral dos sujeitos, lançando reflexões acerca do contexto atual de trabalho à distância e remoto, como reinvenção de modos da atuação.

Confira a programação:

01/12

Às 16h, o evento terá início com a palestra “Direitos Humanos e processos de luta: por uma educação emancipatória”, com mediação do membro do Neabi do Campus Cabo Frio, Mauro Santana, e com a participação do membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Emerj, Décio Nascimento Guimarães.

Já as 18h30min, será realizada a mesa redonda com a temática “Temas (Re)emergentes: insegurança alimentar, vulnerabilidade socioeconômica e outras violências”, mediado pela psicóloga do IFFluminense Campus Cabo Frio, Maria Barbalho, e com a participação da Débora Santos, membro da coordenação de Qualidade de Vida Discente do IFFluminense Campus Cabo Frio, do assistente social do CC LGBTI, Diogo Moraes, do assistente Social do IFFluminense Campus Cabo Frio, Lenon Matos, e da coordenadora do Ceam de Cabo Frio, Ludmila Roque.

02/12

Às 09h, o evento dará início com as apresentações de trabalho com a temática “Apresentações das Comunicações Orais”.

Às 17h, palestra com o tema “Saúde: um direito fundamental”, mediado pela psicóloga do IFFluminense Campus Cabo Frio, Maria Barbalho, com a participação de Luana Silveira, coordenadora da Universidade Aberta à Loucura.

Às 18h30min, é a vez da mesa redonda “Direitos Humanos e práticas educativas nas IFES”, também mediado pela pela psicóloga do IFFluminense Campus Cabo Frio, Maria Barbalho, com a participação da professora de Teatro do IFFluminense, Alissan Silva, da coordenadora da Universidade Aberta à Loucura, Luana Silveira, e da coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do IFF Campus Macaé, Olivia Fonseca.

Já as 19h, atividade organizada pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) Campos Centro, Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense e Mães da Resistência. Com o tema “A epidemia de Fake News: mentiras, mitos e verdades sobre HIV”, mediado pela Sarah Alves, bolsista do Nugedis, com a participação da Andrea Hentzy, sub coordenadora do Grupo Mães da Resistência, da enfermeira do Serviço de Saúde do IFFluminense Campus Campos Centro, Letycia Sardinha, da assessora da Associação irmãos da Solidariedade, Renata Duarte, e do criador de Caminhos PositHIVos Consultoria em Saúde, Salvador Corrêa.

03/12

Às 18h, encerrando as programações, a roda de conversa “Enfrentamento à pandemia nos territórios”, com mediação do membro do Neabi do Campus Cabo Frio, Mauro Santana, com a participação do presidente da Associação dos remanescentes de quilombo Maria Romana, Lamiel Barreto, do jornalista e produtor Juca Guimarães, e da secretária da Associação dos remanescentes de quilombo Caveira/Botafogo de Cabo Frio, Maria Eduarda Santos.

Confira também o cronograma geral do IV Encontro Cultural:

EtapaPeríodo
Período de inscrições no evento 30/10 a 30/11/2021
Submissão de trabalhos 01 a 21/11/2021
Divulgação dos trabalhos selecionados 29/11/2021
 Realização do IV Encontro de Cultura do IFFluminense 01 e 02/12/2021

Todas as informações podem ser acompanhadas no site do evento e também no Portal de Seleções

√ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!