Mestrado

Processo seletivo para o Profept acontece em todo o Brasil

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/04/2017 18h14, última modificação 31/08/2023 12h40
Prova foi aplicada no domingo, 09, em todas as instituições ofertantes do curso que será realizado em Rede pelos Institutos Federais.
Processo seletivo para o Profept acontece em todo o Brasil

Candidatos fizeram a prova no Campus Macaé.

O Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi realizado no último domingo, 9 de abril, no Campus Macaé para os candidatos ao Polo IFFluminense. A prova também foi realizada em todo o Brasil visto que o curso será ofertado em rede pelos Institutos Federais.

Ao todo, 18.864 candidatos se inscreveram neste que é o primeiro processo seletivo do Profept. Para o IFFluminense, foram 582 inscritos, sendo 165 servidores, para um total de 18 vagas.

De acordo com o coordenador local do Profept no IFFluminense, José Augusto Ferreira, a aplicação da prova transcorreu com tranquilidade. “Ao todo, 330 candidatos fizeram a prova e poderão ver o gabarito resposta nos próximos dias, na página do processo seletivo”, informa.

Os candidatos devem estar atentos às datas, visto que o gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 12 de abril de 2017 e os recursos poderão ser impetrados nos dias 13 e 14 de abril. Acesse a página do programa AQUI.

Sobre o curso: o Profept, idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), será realizado em rede por 18 instituições de todo o Brasil. Totalmente gratuito, o curso oferece 401 vagas, sendo metade reservada a servidores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e a outra metade para a comunidade externa.

O mestrado é profissional e semipresencial, com duração de 24 meses e ingresso por meio de um exame nacional de acesso, com questões discursivas e objetivas. No IFFluminense, a secretaria executiva está sediada no Campus Macaé, e as aulas acontecerão no Centro de Referência, em Campos-RJ.

Das duas linhas de pesquisa previstas pelo programa, será ofertada, no Instituto, a linha “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, devido à experiência do IFF e dos professores que atuarão no curso.

“Em seu primeiro ano, iremos reunir 601 pesquisadores, sendo 200 professores e 401 alunos, então teremos um forte processo de intercâmbio com encontros anuais, compartilhamento de recursos didáticos e pesquisas em rede”, já declarou José Augusto, coordenador local do ProfEPT, que ressalta que o Mestrado nasce da necessidade de formação continuada para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos voltados à educação profissional. “As pesquisas de investigação ajudam a teorizar e gerar produtos que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem em nosso país”, acrescenta.