Pós-graduação

Processo Seletivo para Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/11/2021 15h38, última modificação 31/08/2023 13h06
O curso será ofertado a distância e as inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro, no Portal de inscrições.
Processo Seletivo para Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade

Arte: Programação Visual

O  Campus Itaboraí, do Instituto Federal Fluminense, está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Energias e Sustentabilidade, a distância. São ofertadas 120 vagas para profissionais em quaisquer áreas de formação que possuam interesse em aprofundar as temáticas abordadas no curso, tanto para melhor formação humanitária quanto para uma qualificação profissional mais refinada.

Confira o Edital Nº 199/2021

“Trata-se do Edital para a primeira Pós-Graduação em Energias e Sustentabilidade do Campus Itaboraí, sendo esta uma das áreas com maior empregabilidade nos próximos anos. A área de energias renováveis, bem como a demanda por produtos e serviços cada vez mais sustentáveis, tem apresentado grande demanda por parte de organizações públicas e empresas”, explica o advogado e professor de direito do IFFluminense, Anderson Vidal.

Podem se candidatar portadores de diploma que tenham concluído com êxito, Curso de Graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica), em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas no Portal de inscrição, de 09 de novembro a 13 de dezembro de 2021. O candidato para ter sua inscrição realizada deverá responder o questionário complementar, além de preencher o formulário disponibilizado durante o processo de inscrição, via Internet, no  Portal de inscrições do IFFluminense. A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deverá ser emitida no Portal do Tesouro Nacional e paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

Anderson destaca ainda que, a oferta é uma grande oportunidade de obter diploma com certificação federal para profissões do futuro. “O projeto do curso foi minuciosamente construído para atender a vários perfis: profissionais da educação, técnicos da área socioambiental, química e energética, além de empreendedores desses setores”, explica o professor.

A seleção será constituída por duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada no dia 08 de fevereiro de 2022, às 20h, de forma on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do IFF; e a segunda composta por Análise de Currículo Lattes, também de caráter classificatório.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 08 de março de 2022 e o início das aulas está previsto para o dia 04 de abril.

“A Pós graduação ocorrerá a distância, por meio da plataforma Virtual Moodle, tendo poucos encontros presenciais para fins de avaliação. As aulas gravadas ficarão disponíveis aos alunos, que poderão assistir em horário da sua escolha”, acrescenta Anderson.

Confira o Quadro de disciplinas:

Modalidade a Distância

Energia de Biogás

Tópicos especiais II (Química

VII

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

72

60

Carga horária total

432

360

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato através do endereço eletrônico , durante o período e horário estabelecido para as inscrições, informando o número do CPF, o número da inscrição e o nome, com a descrição da dúvida.

Para mais informações, acesse o Portal de Seleções.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!