Notícias
Ensino
PROEN divulga edital do PROEJA em linguagem simples
Servidores do IFF e do InovaInmetro em parceria para inovação no serviço público
A Pró-reitoria de Ensino divulgou, nessa semana, o edital de abertura do processo seletivo para ingresso aos cursos técnicos integrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com uma novidade: todo edital está formatado em linguagem simples. Essa técnica utiliza textos claros e diretos para que as pessoas possam entender facilmente as informações.
Esse edital é um “projeto piloto” que tem o intuito ampliar a divulgação dos processos seletivos e facilitar a informação para o público-alvo da instituição. O projeto foi realizado com uma comissão de servidores do IFF de diversas áreas, em parceria com o Laboratório de Inovação InovInmetro, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Segundo a Diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Rayanna Maciel, o objetivo do edital em linguagem simples é fazer com que o cidadão encontre facilmente o que procura, que consiga compreender o texto sem precisar reler muitas vezes e use a informação para aquilo que precisa. “A inovação no serviço público também se refere a aproximação da Instituição com seus públicos e essa parceria com o INMETRO está sendo fundamental para entender cada vez mais essa necessidade”, ressalta Rayanna.
Paulo Vidal, Pró-reitor de Ensino, também destaca que na EJA, em especial, onde se encontram diferentes trajetórias e experiências, fazer uso da linguagem simples é um gesto de inclusão e respeito. Um edital acessível e intuitivo elimina barreiras de compreensão, amplia o acesso e reafirma o compromisso institucional com uma educação democrática. "A partir desta primeira experiência, o IFF seguirá ampliando o uso da linguagem simples em seus editais e interfaces, consolidando uma cultura institucional mais inclusiva”, conclui.
O movimento da linguagem simples no setor público brasileiro vem ganhando força nos últimos anos. Essa prática vem sendo formalizada com o avanço de projetos de lei para torná-la obrigatória e tem ganhado espaço por meio de iniciativas em diversos órgãos públicos a partir da adoção de uma linguagem mais direta, com a utilização de frases curtas e objetivas, e o IFFluminense está atento as transformações geradas por essa inovação para melhorar o atendimento e promover cidadania e inclusão.
As inscrições para a modalidade PROEJA já estão abertas e o edital está disponível no Portal de Seleções.
Leia Mais:
IFF abre vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos