Proen fala sobre inclusão e políticas de permanência durante Café com o Reitor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/07/2019 14h12, última modificação 10/10/2023 12h55
Além da apresentação da Proen, os servidores puderam conversar com o reitor sobre temas relacionados ao ambiente de trabalho.
Proen fala sobre inclusão e políticas de permanência durante Café com o Reitor

Pró-reitor de Ensino, Carlos Artur, destacou em sua fala a importância da intersetorialidade (Fotos: Tiago Quintes)

A segunda edição do Café com o Reitor foi realizada nesta segunda-feira, dia 01 de julho, no auditório da Reitoria do IFF. Além do café da manhã, a programação contou com comemoração dos servidores aniversariantes dos meses de maio e junho, conversa com o reitor sobre questões relacionadas ao ambiente de trabalho e obras, entre outros temas, e apresentação da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

O pró-reitor Carlos Artur Areas iniciou a programação falando sobre a estrutura, atividades, Política Educacional e o trabalho desenvolvido pela Proen no IFFluminense, com foco na inclusão e nas Políticas de Permanência dos estudantes, destacando a importância da intersetorialidade. “Além de conhecer o trabalho do outro a ideia é discutir de que forma nós podemos nos integrar e agregar outras contribuições ao nosso trabalho”, pontuou.

Carlos Artur ressaltou que se a educação é um direito universal, todo mundo parte de dentro, está todo mundo dentro. “Não é colocar pessoas na escola, é garantir que elas consigam aprender. Isso é um plano de fundo, e a função obrigatória para isso é a gente conseguir ter a instituição como agente de comunidade interna, nós não vamos fazer isso de maneira isolada, em atos de genialidade, inspiração, nós só vamos conseguir em um processo lento, onde a gente se apropria e vai sequencialmente entendendo qual é a contribuição que cada um tem”, finalizou o pró-reitor, convidando os servidores para participar do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (Nucleape), uma parceria entre o IFF e a Uenf.

Corroborando com a apresentação da Proen, o reitor Jefferson Manhães afirmou que “essa tem que ser uma escola que inclui, mas também tem que ser uma escola que possibilite o êxito”.

Conversa com o reitor – durante o encontro, os servidores da Reitoria tiveram a oportunidade de conversar com o reitor sobre temas relacionados às condições de trabalho e o exercício de suas atividades. O servidor da área de Gestão de Pessoas, Filipi Azevedo, solicitou ao reitor que a comunicação sobre ponto facultativo na instituição seja feita com antecedência, por meio de ofício circular, para que os servidores possam se programar. Jefferson pediu a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, para que isso seja feito nos próximos pontos facultativos.

Filipi também solicitou informações sobre as obras que estão sendo realizadas na Reitoria. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Boynard, disse que estão em andamento a construção do anexo do TI, que irá abrigar o datacenter do Instituto, que atualmente está no Campus Campos Centro, e a construção de um espaço para arquivos e para os terceirizados, além de vestiários. “Também deverá ser iniciada ainda este ano, a obra para instalação do elevador, garantindo acessibilidade ao prédio da Reitoria”, ressaltou o pró-reitor, acrescentando que a obra da cantina está concluída e que a administração está em processo de licitação de permissionário para explorar o espaço.

A servidora Alline Moraes apresentou a demanda da equipe de Convivência da Reitoria sobre condições de trabalho, propondo melhorias e ajustes relacionados à iluminação e à ergonomia. Foi proposto que a demanda seja incluída nas ações do Programa de Qualidade de Vida, que está em construção.

O Café com o reitor é uma iniciativa da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que visa promover o diálogo com a gestão e maior integração e aproximação entre os servidores. O encontro será realizado a cada dois meses, sob a responsabilidade de uma pró-reitoria ou diretoria sistêmica, que levará uma temática para diálogo com os servidores. Além disso, os servidores também poderão sugerir temas para conversa com o reitor, por meio do e-mail cafecomreitor@iff.edu.br.