ProExt 2016 aprova propostas do IFF

por admin publicado 31/08/2015 16h55, última modificação 31/08/2023 12h45
Em diferentes linhas temáticas, propostas apresentadas pelo IFF foram aprovadas no Programa de Apoio à Extensão Universitária do Ministério da Educação (ProExt).

Ao todo, o IFFluminense apresentou quatro propostas que foram classificadas no edital do ProExt 2016, sendo três programas e um projeto. O resultado foi divulgado no dia 26 de agosto.

Além de terem sido aprovados com recursos, receberam nota máxima os programas “Educação Nutricional e Segurança Alimentar – PENSAR”, com a coordenação da servidora Renata Gomes de Brito Mariano (campus Bom Jesus do Itabapoana) e “Inclusão Digital Comunitário: ações de fortalecimento a 23 TICs e 8 Provedores Comunitários na Região Norte Fluminense”, sob a coordenação da servidora Janaína Ribeiro do Nascimento (campus Campos Centro).

O programa “Água para consumo humano na região do Vale do Itabapoana/RJ: Ações para promover cidadania com o conhecimento da qualidade e sua utilização”, sob a coordenação de Ligia Portugal Gomes Rebello (campus Bom Jesus do Itabapoana), foi aprovado sem recurso.

“Pudemos observar a qualidade das propostas apresentadas e o compromisso de todos no desenvolvimento, em nossa Instituição, de ações de extensão que dialoguem com os problemas brasileiros na busca de soluções construídas através do diálogo com as comunidades envolvidas”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFFluminense, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

Também foi aprovado com recurso o projeto “Potencial produtivo, saberes tradicionais, biodiversidade e memória social em comunidades quilombolas do município de Campos dos Goytacazes”, que tem por objetivo conhecer e mapear a história das comunidades quilombolas, visando resgatar, registrar e preservar sua memória e identidade coletiva.

"Esta vitória demonstra o reconhecimento do árduo trabalho desenvolvido pela nossa equipe multidisciplinar, na elaboração minuciosa do projeto, no estabelecimento de parcerias institucionais e nas ações já iniciadas por nós junto às comunidades quilombolas do baixo Imbé nas atividades de pesquisa e extensão”, ressalta o coordenador do projeto no campus Campos Centro, Luis Felipe Umbelino dos Santos.

Para acessar a lista completa dos programas e projetos selecionados, clique AQUI.

Saiba Mais: O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. Os programas selecionados têm prazo de dois anos para serem executados, enquanto os projetos são realizados em um ano.

Em 2015, o IFFluminense também foi contemplado com recursos em dois programas e um projeto nos campi Campos Centro e Bom Jesus do Itabapoana.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 31/08/15)