Professor do IFF fala sobre preparação para o Enade 2023

por admin publicado 11/10/2023 10h47, última modificação 27/10/2023 20h34
Prova será realizada no dia 26 de novembro, em todo o Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, que avalia a qualidade dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino, por meio do desempenho dos seus alunos em uma prova de conhecimentos, será realizado no dia 26 de novembro, em todo o Brasil.

As provas são compostas por: uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, com 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e uma parte de Componente Específico, própria de cada área de avaliação, com 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Para se sair bem no exame, os estudantes precisam se preparar. O professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF Campus Campos Centro, Antonio Godoy, destaca duas dimensões neste processo: consciência da importância do Enade e conhecer a estrutura da prova.

“Nós professores e coordenadores precisamos demonstrar para os alunos a importância deles estarem motivados, de fazerem a prova com seriedade e o quanto é importante que o resultado expresse de fato a qualidade da instituição”, destaca Godoy.

A coordenação do curso está organizando dois encontros: um virtual no dia 24 de outubro com os estudantes para informações gerais sobre o edital e a prova, além de esclarecimentos de dúvidas; e um presencial com os professores, no dia 31 de outubro, para orientações. Além disso, foram criados um grupo de whatsapp e uma sala no classroom como canais abertos de comunicação.

“É importante que o graduando não faça a prova às cegas, que conheça o edital e a estrutura da prova, das questões e como funciona”, afirma. Uma dica do professor é verificar as provas anteriores para entender como são as questões e saber que tipo de prova vai enfrentar.

O Inep disponibiliza provas anteriores para auxiliar os estudos. Tenha acesso AQUI

No Instituto Federal Fluminense (IFF), os cursos a serem avaliados este ano são os seguintes: Arquitetura e Urbanismo, do Campos Centro; Engenharia Ambiental, do Campos Guarus; Engenharia de Controle e Automação, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Elétrica, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Mecânica, de Cabo Frio.

Ao todo, 293 alunos concluintes destes cursos, e que têm a partir de 80% da carga horária atendida, deverão fazer a prova. Lívia Gonçalves Ferreira, da graduação em Arquitetura e Urbanismo, já está se preparando para o Enade 2023. Ela apresentou o TCC e aguarda a prova para poder colar grau.

"Estou me preparando revisando técnicas de laboratório, que estudei nos primeiros períodos, entre outras matérias", conta. "Além disso, a coordenação está ajudando bastante com grupo no whatsapp e articulando os alunos. Espero que dando nosso melhor, o curso e o IFF sejam cada vez mais referência para os atuais alunos e os que irão chegar", diz.

O resultado final do Enade mostra qual o desempenho dos alunos e relaciona com a eficiência do curso, aplicando uma nota de 1 a 5. A avaliação positiva é boa para o curso e também para o estudante que terá em seu currículo uma formação de qualidade reconhecida pelo MEC.

Lembrete: todos os estudantes participantes do Enade 2023 têm que responder ao “questionário do estudante”, até o dia 25 de novembro.

registrado em: , ,