Professor do IFF realiza agenda internacional em Portugal

por admin publicado 19/09/2023 19h38, última modificação 27/10/2023 20h40
Jader Lugon, coordenador do doutorado AmbHidro, está em missão de trabalho por meio dos projetos Faperj/FCT e Capes/FCT.
Missao ambhidro

Em mais uma ação apoiada pelos projetos Faperj/FCT e Capes/FCT, o professor Jader Lugon Junior, coordenador do doutorado profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do Instituto Federal Fluminense (IFF), participou de uma missão de trabalho internacional, no período de 04 a 15 de setembro, nas Universidades de Lisboa, dos Açores e do Porto. Os projetos têm a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses.

A agenda começou com o evento Prospectiva, organizado pelo professor Manuel Heitor, ex-ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, no dia 04, em Setúbal, no Convento da Arrábida; no dia seguinte, participou de reunião técnica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com a participação dos pesquisadores Lígia Laximi Machado de Amorim Pinto e Ana Isabel Oliveira; seguida de outra reunião com a professora Ana Martins do Instituto do Mar (IMAR), no Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores.

Outro momento importante da agenda foi a defesa do projeto de doutorado do estudante Nikolas Gomes Silveira de Souza (AmbHidro/IFF), intitulado Modelagem Computacional da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Estudos de caso no Brasil e Portugal, no dia 08, no campus da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. O professor Jader presidiu a defesa, como orientador, além da participação do prof. Antônio José da Silva Neto, da Uerj (orientador), Ramiro Neves, da Universidade de Lisboa, Manuela Juliano, da Universidade dos Açores, e de Manildo Marcião, do IFF.

“Nessa missão institucional foi possível fortalecer parcerias antigas e abrir novas frentes para projetos de investigação conjuntos. Como sempre, fomos muito bem recebidos na Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores, bem como visitamos as instalações do Air-Centre”, destaca o professor Jader, lembrando que "já são várias as ações que estão sendo realizadas nesta parceria como o doutorado sanduíche de um ano do aluno Nikolas, o estágio de pós-doutoramento de seis meses do professor Manildo e, agora em outubro, outro aluno do AmbHidro deve ir para Portugal para doutorado sanduíche".

A missão ainda contou com uma reunião com o vice-reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento, Artur Gil, e a vice-reitora para o Ensino e a Gestão Acadêmica, Suzana Caldeira, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, momento no qual Jader teve a oportunidade de apresentar o IFF e o AmbHidro.

Em outra ocasião, também para apresentar o IFF para a comunidade internacional, foi realizado o workshop do projeto de pesquisa sobre microplásticos. Além de falar sobre a instituição, teve o objetivo de mostrar os resultados das pesquisas em modelagem computacional. Participaram a professora Maria Manuela Fraga Juliano, da Universidade dos Açores, os professores Antônio José da Silva Neto e Alexandre Fernandes, ambos da Uerj,  e o professor Francisco Bruno Souza, da Universidade Estadual de Santa Cruz.

“Nessa missão institucional foi possível fortalecer parcerias antigas e abrir novas frentes para projetos de investigação conjuntos." - Jader Lugon

Finalizando a missão, foram realizadas reuniões com equipes de pesquisa atuantes na área de Engenharia da Universidade do Porto. Jader fez uma apresentação institucional sobre as pesquisas em andamento e oportunidades para projetos conjuntos aos professores João Gama, Rita Ribeiro e Bruno Veloso (INESC TEC).

Também houve visita técnica ao departamento de Engenharia Civil e ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMARjunto aos professores Paulo Jorge Rosa Santos, João Cardoso e Tiago João Fazeres Marques, seguida de discussão com os pesquisadores do Grupo de Estruturas Hidráulicas e Energia Naval, Recursos Hídricos e Ambiente, além de uma apresentação sobre as atividades de pesquisa sobre microplásticos, desenvolvidas no Brasil pelo grupo coordenado pelo prof. Antônio José da Silva Neto, no âmbito dos projetos Capes/FCT e Faperj/FCT.

“Na Universidade do Porto, nas reuniões com os pesquisadores, vislumbramos a oportunidade de receber e enviar alunos/professores para realizarem pesquisas. Ficamos de colocar em contato os responsáveis pelas áreas de internacionalização de nossas instituições para assinatura de documentos de cooperação”, finaliza Jader.

O projeto “Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação”, do Programa Capes/FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de desenvolver métodos inovadores e ferramentas computacionais para a solução de problemas diretos e inversos no transporte de microplásticos em meio hídrico, com aplicação em quatro regiões geográficas: nas baías de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, no Estuário do Tejo e no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Em parceria com o Instituto do Mar (Imar), o projeto é composto por pesquisadores da Universidade dos Açores, do Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).