Desenvolvimento Profissional

Professora do IFF é selecionada para capacitação na Irlanda

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/07/2019 12h31, última modificação 31/08/2023 12h55
Diretora do Centro de Referência, Larissa Brum, fará curso de especialização em Educação, com duração de um ano.
Professora do IFF é selecionada para capacitação na Irlanda

Larissa está entre os 21 brasileiros selecionados em edital da Capes (Foto: CPDAE/IFF)

A professora de Inglês e diretora do Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense (IFF), Larissa Cristina Brum, embarca no dia 01 de agosto para a Irlanda. Ela está entre os 21 brasileiros selecionados em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda.

O Programa tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas de educação básica das redes pública ou privada sem fins lucrativos e nos colégios militares que ofertam educação básica, por meio da realização de curso de especialização em educação no Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda.

Larissa conta que se inscreveu no edital da Capes, publicado em fevereiro deste ano, e passou por duas etapas de seleção. “Fui selecionada na primeira e segunda etapas. O edital oferecia 30 vagas, mas foram contemplados 21 bolsistas. Desses, dois são de Institutos Federais, um do IFF e um do IFRS”, afirma.

O curso, que será realizado no período de agosto de 2019 a junho de 2020, tem como proposta pedagógica, além do treinamento em Língua Inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica. Entre os módulos previstos estão: Suporte Profissional e Desenvolvimento de Professores; Ensino, Aprendizagem e Tutoria; Liderança e Mudança Curricular; e Liderança e Desenvolvimento de Portfólio de Gestão.

Larissa destaca que a sua expectativa é de que a especialização na Irlanda contribua para fortalecer e aprimorar as ações e políticas de ensino que tem sido amplamente discutidas no IFFluminense. “Minha decisão em participar desse Programa partiu exatamente da análise do quanto esse curso poderia contribuir, tanto para a minha formação profissional quanto para a contribuição no meu trabalho no IFF. Enquanto diretora do Centro de Referência percebi o quanto ainda temos que aprender e desenvolver em termos de inovação nas práticas de ensino para alcançar a excelência na Educação Pública que tanto almejamos”, ressalta a servidora.

Além da especialização, os bolsistas selecionados receberão as passagens aéreas, auxílio instalação, alojamento, ajuda de custo mensal, seguro saúde, entre outros benefícios. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Continuado (CPB), uma parceria entre a Capes e o Mary Immaculate College.

O resultado final da seleção e outras informações sobre o Programa estão disponíveis AQUI.