Fórum

Professores do IFFluminense participam do I Fórum de Docentes de História dos IFs

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/08/2017 14h20, última modificação 31/08/2023 12h42
"Contra os Preconceitos: História e Democracia" foi o tema do evento, realizado no IF Brasília.
I Fórum de Docentes de História dos IFs

Professores do Instituto Federal Fluminense marcaram presença no I Fórum de Docentes de História dos IFs, realizado nos dias 24 e 28 de julho, no Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento fez parte da programação do XXIX Simpósio da Associação Nacional de História (Anpuh), que aconteceu no mesmo período, na Universidade de Brasília (UnB), na Capital Federal.

Representando o Campus Avançado Cambuci, o professor Gabriel Frazão apresentou o trabalho intitulado "Contribuições do ensino de história para a formação do profissional extensionista em agroecologia", que discutiu a contribuição que a disciplina oferece para a formação dos alunos de um curso ligado ao Eixo de Ciências Naturais. "O trabalho auxilia a discussão da forma como um Ensino Médio Integrado pode ser mal interpretado na rede federal, defendendo, não só a importância da disciplina no Ensino Médio, como também a necessidade de se construir caminhos mais efetivos de diálogo entre os conteúdos tradicionalmente vistos como pertencentes à formação técnica e os ligados ao núcleo comum", afirmou Gabriel.

O professor Vinicius Teixeira Santos, do Campus Cabo Frio, apresentou o trabalho intitulado “O conhecimento histórico e as mídias: experiências no ensino de História no IFF”, fruto das atividades realizadas por alunos bolsistas do projeto “Gestão Integrada do Patrimônio”, uma cooperação técnica entre o IFFluminense e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ). "Os bolsistas eram responsáveis por digitalizar o acervo do historiador Marcio Werneck. Para tanto, diversos suportes midiáticos foram usados: para catalogar, indexar e construir formas de acesso digital por qualquer pessoa interessada no acervo", conta.

Já o professor Raimundo Helio Lopes, foi autor do capítulo "O programa Centro de Memória do IFFluminense no Campus Santo Antônio de Pádua: reflexões sobre o ensino de história e o território", publicado no livro "Ensino e Pesquisa em história e humanidades nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas", lançado durante o evento. "Além das questões referentes aos lugares e desafios dos historiadores que atuam nos IFs, nosso fórum tratou, com igual importância, da conjuntura política atual", disse Raimundo, que também destacou a elaboração da Carta de Brasília, "documento que mostra de modo claro nossa grande preocupação com a Educação Básica no país".

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFF, Gustavo Lopes, o Fórum "evidenciou a pujança das experiências dos docentes de História dos Institutos Federais no desenvolvimento de experiências acadêmicas integradoras: a ação articulada de disciplinas de perfis distintos; a integração entre ações de pesquisa, extensão e ensino; a busca de uma articulação com os arranjos territoriais, econômicos e culturais." O diretor frisou ainda que as experiências compartilhadas estimulam "a criação de referências para os arranjos curriculares do IFFluminense, potencializando a formação dos nossos estudantes".

registrado em: , , ,