Notícias

APNP

Professores e alunos podem participar de pesquisa institucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/12/2021 07h40, última modificação 31/08/2023 13h07
O prazo para responder o questionário que avalia as percepções da comunidade acadêmica sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais vai até 23 de dezembro.
Professores e alunos podem participar de pesquisa institucional

Arte: Programação Visual

 A Pró-reitoria de Ensino, em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico, divulgou a pesquisa institucional sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) destinada aos professores e aos estudantes do IFFluminense, em conformidade com a Instrução Normativa Nº 5/2021, da Proen/IFF

 São dois questionários, sendo um destinado exclusivamente aos professores e outro voltado somente aos estudantes. Ambos podem ser respondidos até dia 23 de dezembro de 2021

 De acordo com o documento norteador, o diagnóstico de aprendizagem se articula também na realização de relatórios dos campi do IFF. Além disso, os objetivos principais da pesquisa são: 

I- levantar as metodologias pedagógicas adotadas, as tecnologias digitais de informação e comunicação, as ferramentas e os materiais utilizados;

II- apresentar o desenvolvimento das atividades pela comunidade acadêmica, possibilitando a compreensão de aspectos de sua execução e a otimização de seu planejamento, com a adoção de ajustes e/ou melhorias;

III- contribuir com a elaboração de cenários educacionais com a introdução gradual de Atividades Pedagógicas Presenciais (APP). 

 O diretor de Desenvolvimento Pedagógico, Francesco Lugli, explica que a pesquisa busca "levantar as percepções da comunidade acadêmica do IFF sobre o desenvolvimento das APNP, possibilitando a compreensão de aspectos relacionados ao planejamento e à execução dessas atividades". Ele ainda afirma que "os resultados da pesquisa serão elementos valiosos pela análise do processo de ensino-aprendizagem em período de excepcionalidade".

São duas modalidades de acesso: 

  • Modalidade 1 

 Cada participante receberá, por e-mail, um link personalizado de acesso. 

  • Modalidade 2

 Os discentes podem acessar a pesquisa, utilizando a matrícula, clicando AQUI. Já os docentes podem acessar a pesquisa, utilizando a matrícula do Siape, clicando AQUI.

 

 Caso o estudante seja matriculado em mais de um curso, o questionário será referente ao curso da matrícula inserida. Neste caso, é possível que a mesma pessoa preencha mais de um questionário.

 

 

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!