Professores retornam de estágio no Canadá

por admin publicado 16/06/2014 17h05, última modificação 31/08/2023 12h47
Após três meses de estágio em Colleges Canadenses, os professores Henrique da Hora e Rodrigo Martins compartilham experiências do intercâmbio em Pesquisa Aplicada.

A troca de experiências entre instituições de ensino sempre resulta em benefícios, seja provocando alterações na gestão das envolvidas, seja proporcionando aos estudantes novos conteúdos e meios de desenvolverem suas capacidades. É nessa vertente que os professores Henrique da Hora, da área de Informática (campus Bom Jesus do Itabapoana), e Rodrigo Martins, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis, Biocombustível e Eficiência Energética (LEBio – campus Campos Centro) participaram do Programa de Estágio nos Colleges Canadenses, que ocorreu durante três meses, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

O contato com o sistema educacional canadense ofereceu aos servidores visões amplas de técnicas e abordagens da escola sobre a indústria e a comunidade local. Ao observar a dinâmica escolar, Henrique destaca a importância que os técnicos canadenses possuem perante o mercado de trabalho. “O técnico e o bacharel estão no mesmo nível. Eles pagam a mesma mensalidade nas escolas e possuem amplas oportunidades no mercado. Para se ter uma ideia, um técnico pode realizar um mestrado sem a graduação”, observa.

Em relação ao fluxo do mercado de trabalho, os professores apontam que os Colleges estão sempre em ampla comunicação com empresas privadas de porte pequeno e médio. Estas, por sua vez, investem confiantes nos Colleges, visando ao retorno de mão de obra qualificada e específica. “O sucesso dos Colleges Canadenses se dá porque eles estão muito próximos da indústria. Na hora de criar um curso ou fazer uma atualização na grade de conteúdos, por exemplo, os professores ouvem quem contrata os alunos que estão se formando, ou seja, as empresas”, comenta Rodrigo.

O reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, esteve presente na reunião com os professores, que ocorreu na última quarta-feira (11), na nova sede da Reitoria, em Campos (RJ), momentos antes da reunião do Colégio de Dirigentes. Luiz Augusto apontou aspectos relevantes do depoimento deles e chamou a atenção para a realidade local em torno dos campi do IFF. “Possuímos uma estrutura de excelência, que tem base para fornecer aos nossos estudantes uma educação de qualidade e, consequentemente, gerar desenvolvimento na nossa região”, afirma o reitor.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 16/06/2014)