Educação a Distância

Profissionais da educação podem se inscrever para curso gratuito de Metodologias Ativas de Ensino

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/04/2020 16h18, última modificação 31/08/2023 12h58
Curso de Formação Continuada é ofertado pela Diretoria do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação. Inscrições seguem até 30 de junho.

São ofertadas 500 vagas por turma.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Continuada em Metodologias Ativas de Ensino, voltado a profissionais da educação externos ao Instituto.

As inscrições seguem até o dia 30 de junho e devem ser feitas pela instituição que desejar capacitar seus profissionais da educação. Para isso, deverá encaminhar para o e-mail cead@iff.edu.br um arquivo único, em formato de planilha, contendo a relação dos candidatos, conforme as orientações do Edital N.º 47/2020 que rege a seleção.

“A oferta deste curso refere-se ao apoio do IFF na capacitação de profissionais em metodologias inovadoras de ensino, provenientes de outras instituições, órgãos governamentais, entre outros”, destaca Breno Terra, diretor do Centro de Referência, acrescentando que esta é uma das iniciativas do Instituto que visa contribuir com a sociedade neste período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

O curso, que é gratuito, terá 40h e duração de quatro semanas. Ele será ministrado exclusivamente na modalidade a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle do IFF. Por ser um curso livre autoinstrucional, a partir de um formato autoexplicativo que aborda os temas de maneira simples e objetiva, não há mediação de professores e tutores.

Entre as questões a serem abordadas no curso estão: os pressupostos da alfabetização científica; os diferentes modelos de ensino; formação docente para uso de tecnologias digitais; e ensino híbrido.

Serão formadas diversas turmas, de acordo com a demanda, sendo 500 vagas para cada uma delas. Todos os candidatos interessados, que estiverem com as informações completas e corretas na listagem enviada por sua instituição, serão inscritos e matriculados automaticamente.

O cursista deverá aguardar um e-mail da Coordenação de Educação a Distância com as orientações para o início do curso, bem como o link para acesso ao AVA Moodle e os respectivos dados de login e senha. O início das aulas será definido com cada instituição interessada, podendo acontecer a qualquer tempo mesmo que o período de inscrições do edital não tenha terminado.

Somente terá direito ao certificado o cursista que obtiver o aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa final, e o certificado será disponibilizado após a conclusão do curso.

Todas as informações podem ser acompanhas pelo Portal de Seleções.