Protagonismo Feminino

Programa apoiará o empreendedorismo digital feminino no estado do Rio de Janeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/08/2020 15h07, última modificação 31/08/2023 12h59
O Ela Empoder@, que visa gerar novos negócios comandados por mulheres, conta com o apoio do IFF para sua divulgação. As inscrições estão abertas até o dia 04 de setembro.

Programa tem como público-alvo startups que tenham mulheres como fundadoras ou co-fundadoras (Imagem: Divulgação Softex)

A Softex , uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) que atua há 24 anos em prol da transformação digital brasileira, lançou o Ela Empoder@, um programa desenvolvido exclusivamente para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como público-alvo startups que disponham de projetos em fase de ideação e que tenham mulheres como fundadoras ou co-fundadoras. As inscrições para o programa foram prorrogadas até o dia 04 de setembro de 2020 e podem ser realizadas AQUI

Segundo dados do estudo Mulheres na TI realizado pela área de Inteligência da Softex, apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é formado por mulheres.

“Além de auxiliar a promover a independência financeira das mulheres através da oferta de bolsas de pesquisa para o desenvolvimento de projetos de base tecnológica, estão também entre as metas do programa colaborar para o aumento da participação feminina no mercado de trabalho no setor de TI e favorecer o seu empoderamento em comunidades empreendedoras”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontam que o Brasil deve atingir em 2020 o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade. Um levantamento realizado pelo GEM em parceria com o Sebrae estima que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.

O Programa Ela Empoder@ será executado em 03 fases. A primeira (EMPODERAR) tem a meta de capacitar até 100 mulheres. Nesta etapa, até 30 equipes serão selecionadas para receber conteúdos sobre desenvolvimento e aceleração, além de acompanhamento quinzenal e mentorias uma vez por semana.

Os conteúdos englobam, entre outros temas, mindset ágil e global, metodologia ágil, marketing, vendas, gestão financeira e de pessoas; validação de problema, design thinking, marketing, aspectos jurídicos e estratégias de pitch.

Na segunda fase (PREPARAR E ACELERAR), as equipes serão selecionadas para receber, cada uma, até  R$ 13.000,00 em bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Elas continuarão com o suporte de conteúdo, acompanhamento e mentoria. A fase 3 (CRESCER) focará no desenvolvimento e no aperfeiçoamento do negócio.

O Ela Empoder@ conta com o apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) para sua divulgação. "O nosso compromisso é democratizar essa oportunidade, levando a tantas meninas para que elas se empoderem, porque elas podem. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser estar", afirma o diretor de Internacionalização de Inovação do IFF, Henrique da Hora.

Para informações adicionais sobre o Programa acesse: http://elaempodera.softex.br/

Fonte: site da Softex, com adaptações

(Notícia atualizada em 28/08/20, em virtude da prorrogação das inscrições)