Programa de capacitação na Finlândia

por admin publicado 26/05/2014 12h45, última modificação 31/08/2023 12h46
Docentes da Rede Federal têm até o dia 20 de junho para apresentar projetos de pesquisa e participar de seleção para programa de capacitação na Finlândia.

Docentes da Rede Federal têm até o dia 20 de junho para apresentar projetos de pesquisa e participar de seleção para programa de capacitação a ser realizado na Finlândia, consolidado a partir do modelo finlandês de educação profissional, que tem como base a interação com o setor produtivo. O Programa Professores para o Futuro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Serão selecionadas propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, através da concessão de bolsa Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior – Junior (DEJ) nas instituições finlandesas University of Applied Sciences (HAMK), HAAGA-HELIA University of Applied Sciences(HAAGA-HELIA) e TAMK University of Applied Sciences (TAMK).

As propostas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ R$ 3.975 milhões, oriundos do orçamento da Setec. No mínimo, 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por proponentes vinculados a instituições das regiões Norte ou Nordeste.

Serão concedidas bolsas na modalidade DEJ (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior – Junior), limitadas a uma por projeto pelo período de cinco meses. As propostas aprovadas contarão com recursos para taxas escolares correspondentes ao valor de € 9.600.

O proponente deve pertencer ao quadro permanente de instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e comprometer-se a estar em efetivo exercício pelo mesmo período da capacitação, após a conclusão das atividades do projeto; ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e beneficiário da bolsa; possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes e comprovar proficiência em língua inglesa.

Apresentadas na forma de projeto de pesquisa, as propostas deverão estar relacionadas com uma das 23 áreas estratégicas do governo federal em ciência, tecnologia e inovação listadas a seguir:

a) Agropecuária;

u) Tecnologias para Sustentabilidade;

v) Transporte;

w) Turismo.

Acesse a Chamada Pública CNPq - Setec/MEC nº 15/2014 AQUI.

Fonte: Ascom Conif

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais