Programa Mulheres Mil no IFF seleciona professores bolsistas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/07/2024 16h05, última modificação 02/07/2024 16h05
A seleção é para atuar em Cursos de Formação Inicial e Continuada em diferentes áreas. Podem se candidatar servidores ativos e inativos do quadro permanente do IFF e profissionais. Prazo segue até 09 de julho.
Programa Mulheres Mil no IFF seleciona professores bolsistas

Há vagas para diversas unidades do IFF (Arte: Alexandre Willian/IFF).

O Programa Mulheres Mil do Instituto Federal Fluminense (IFF) está com inscrições abertas para a seleção de Professores Bolsistas para atuarem em Cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de julho, gratuitas, e exclusivamente pela internet, por meio do formulário on-line disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/pLqjo98dwRvHrTFb8, conforme orientações do Edital N.º 117/2024, disponível no Portal de Seleções.

Podem se candidatar servidores ativos e inativos do quadro permanente do Instituto Federal Fluminense e profissionais com a formação mínima requerida especificada nos Anexos I e II do edital.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentando o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

As vagas são para os cursos FIC de Agente Cultural, Agente de Alimentação Escolar, Agricultora Agroflorestal, Almoxarife de Obras, Assistente Administrativa, Bovinocultora de Leite, Cuidadora de Idoso, Cuidadora Infantil, Horticultora Orgânica, Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos e Soldadora no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga.

Os selecionados irão atuar nos campi Avançado Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaboraí, Itaperuna, Quissamã, Santo Antônio de Pádua - Centro de Referência Cordeiro e São João da Barra.

Os candidatos serão selecionados por meio de análise documental, e o Resultado Final está previsto para ser divulgado no dia 17 de julho. A capacitação presencial dos professores ocorrerá no dia 19 de julho.

A carga horária semanal de dedicação ao Programa ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais. O pagamento da bolsa será de R$ 50,00 por hora/aula. O profissional selecionado para o cargo de professor terá como atribuições: I - planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da Bolsa-Formação; II - adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo; III - registrar, em formulário próprio, a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes; IV - adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes; V - propiciar espaço de acolhimento e debate com os estudantes; VI - avaliar o desempenho dos estudantes; e VII - participar dos encontros de coordenação promovidos pelos coordenadores.