Notícias
Internacionalização
Programas de mestrado e doutorado do IFF receberão novos estudantes estrangeiros em 2026
Estudantes serão recebidos no IFF, no 1º semestre de 2026 (Arte: Lionel Mota/IFF).
Quatro programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Federal Fluminense (IFF) receberão novos estudantes estrangeiros em 2026, por meio do Programa de Estudantes-convênio de Pós-graduação (PEC-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A iniciativa, que reforça o compromisso do IFF com a pesquisa e a diversidade acadêmica, visa promover o intercâmbio de conhecimento e fortalecer a cooperação educacional entre o Brasil e países parceiros.
O PEC-PG é um dos pilares da política externa brasileira, oferecendo bolsas de estudo para que cidadãos de países em desenvolvimento realizem mestrado e doutorado no Brasil.
Vagas distribuídas por programa
Os estudantes selecionados, até o momento, para ingresso no primeiro semestre de 2026, são originários dos países africanos Angola e Moçambique. A distribuição das vagas aprovadas para estudantes estrangeiros de Programas Plenos é a seguinte:
Mestrado
🏛️Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU): 1 aluno estrangeiro
🎓Ensino e suas Tecnologias (MPET): 1 aluno estrangeiro
👨🏻🏫Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG): 3 alunos estrangeiros
Doutorado
📚Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro): 1 aluno estrangeiro
O processo foi conduzido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Proppie) do IFF e pelos coordenadores dos programas de pós-graduação. Além destas vagas, ainda está em andamento o processo de seleção de um aluno para a modalidade de doutorado sanduíche no Programa de Pós-graduação AmbHidro.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos, essa é uma ação extremamente importante para a internacionalização dos Programas de Pós-graduação do Instituto. “A chegada desses novos pesquisadores de outras nacionalidades é um marco significativo para o IFF, contribuindo para a internacionalização do currículo, a troca cultural e o enriquecimento do ambiente de pesquisa em suas diversas áreas de conhecimento”, destaca Simone.
Os alunos serão acompanhados pela Proppie e pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFFluminense com o apoio do colegiado dos programas.
Leia Mais:
IFF oferece bolsas de Pós-graduação para estrangeiros