Notícias

Extensão

Projeto Corredor Cultural orienta práticas pedagógicas aos alunos de Licenciatura do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/06/2017 15h32, última modificação 31/08/2023 12h41
Atividades realizadas no Campus Guarus propõem diferentes abordagens de ensino aos Licenciandos em Música e Teatro.
Corredor Cultural

 O Projeto Corredor Cultural apresentou novas formas de orientação à prática pedagógica aos alunos da Licenciatura em Música e Teatro, em diversas atividades desenvolvidas entre os dias 06 e 08 de Junho de 2017, no Campus Guarus. O evento reuniu um total de 30 estudantes, sendo 18 licenciandos em Música e 12 licenciandos em Teatro.

 A oficina foi ministrada pelo professor José Rafael Madureira, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/MG, mestre e doutor em Educação, Linguagem e Arte pela Faculdade de Educação da Unicamp, e especialista em dança, rítmica, educação corporal e pedagogia da arte, e teve como base os fundamentos artístico-pedagógicos da rítmica de Jaques-Dalcroze.

 "Trabalhar com esses princípios é uma forma de lembrar os futuros profissionais e professores que é fundamental, sobretudo quando a gente pensa em crianças, trabalhar o ensino de arte de forma mais integrada. Não pensar só na especialização de uma técnica determinada, mas pensar, tanto no ensino de música, de dança e de teatro, como uma experiência de criação, tentando interligar essas artes”, afirmou o professor.

 Já para Tatiana de Oliveira Almeida, professora do Curso de Licenciatura em Teatro do Campus Centro, o projeto foi uma forma de estabelecer novos meios de aprendizagem. "É preciso encontrar outros caminhos e a arte talvez seja a disciplina que tenha mais potencial para trabalhar com outros modos de desenvolvimento da cognição. Essa oficina trouxe essa percepção, de que é possível desenvolver a cognição no corpo”, destacou.