Projetos de Lab IF Maker serão selecionados no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2020 19h24, última modificação 31/08/2023 12h59
Propostas serão submetidas à Setec/MEC que irá financiar a estruturação dos laboratórios. Inscrições seguem até 17 de junho.
Projetos de Lab IF Maker serão selecionados no IFF

Estudantes terão um laboratório equipado para o desenvolvimento de protótipos (Foto: Banco de Imagens do IFF).

A  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) lançou o Edital N.º 35/2020 que vai possibilitar a criação de laboratórios de prototipagem em todas as 41 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, por meio da disponibilização de recursos para aquisição de equipamentos.

Com investimentos de R$ 25 milhões em dois anos, serão criados ao menos 113 laboratórios de prototipagem, chamados Lab IF Maker, visando que as instituições adotem metodologias mais ativas em que o estudante assume o protagonismo do processo de ensino/aprendizagem e aprenda fazendo.

Os novos espaços têm como função primordial estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes integrando novas tecnologias e a sala de aula, por meio de ferramentas como impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, Kit Robótica Arduino e Lego, entre outros equipamentos. A ideia é que o aprendizado prático possa gerar produtos: um aplicativo, um game, um projeto de robótica e muito mais.

O edital estabelece um processo em que as instituições da Rede Federal apresentam suas propostas para a estruturação dos Lab IF Maker. Cada uma pode apresentar até três projetos que irão compor a proposta institucional. Para isso, o Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou a Chamada Interna N.º 57/2020 com os procedimentos para inscrição.

Cada unidade acadêmica do IFF poderá apresentar um único projeto atendendo a requisitos tais como: possuir infraestrutura física necessária para a implantação do Lab IF Maker, apresentar um projeto multidisciplinar que promova a interação com a comunidade acadêmica e sociedade, bem como que fortaleça a cultura do learning by doing (aprenda fazendo, na expressão em inglês).

A proposta deve conter, entre outros requisitos especificados no item 5 da Chamada Interna, o nome e tipo do laboratório; planta baixa e fotografia do ambiente físico e texto do projeto. Importante observar que o edital da Setec/MEC estabelece dois modelos de laboratórios sendo que o proponente pode apresentar uma proposta customizada.

A submissão dos projetos deve ser feita pelo e-mail da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF com o envio do arquivo em PDF para dii.propei@iff.edu.br, até o dia 17 de junho.

A seleção será realizada por comissão mista, com membros internos e externos à instituição considerando os impactos tecnológicos, educacionais e sociais do projeto. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 21 de junho e o resultado final no dia 25 com o envio da proposta para a Setec/MEC em 28 de junho.

Após análise da Setec e tendo a instituição cumprido todos os requisitos (etapa 1), será atendido um projeto por instituição, considerando a prioridade estabelecida pela própria (etapa 2). Os demais serão analisados e classificados (etapa 3), e os melhores receberão os recursos restantes disponíveis após atendidos os projetos na etapa 2.

A previsão é de que os laboratórios já comecem a funcionar ainda neste ano. Uma segunda etapa vai ocorrer em 2021 com foco na ampliação das estruturas já existentes.

Com informações do Conif