Pronatec forma 1000 alunos no estado

por admin publicado 16/04/2014 20h25, última modificação 31/08/2023 12h46
Cerimônia de formatura do Pronatec foi realizada em São Gonçalo-RJ com a presença da presidenta Dilma Roussef. Cem alunos dos campi do IFFluminense participaram do evento.

O sonho de um estágio ou emprego, representado pelo aluno Rafaell Peçanha, de 19 anos. Ele concluiu o curso de Eletromecânica, oferecido pelo Pronatec no IFF campus Campos-Guarus, e recebeu o diploma das mãos da presidenta da República, Dilma Roussef, em cerimônia realizada em São Gonçalo-RJ, no dia 15 de abril de 2014.

O momento, tão especial para Rafaell, também foi marcante para os 1000 alunos formandos de 22 municípios do estado do Rio de Janeiro presentes no evento, entre eles, cem alunos dos campi Centro, Guarus, Bom Jesus, São João da Barra, Macaé, Cabo Frio e Quissamã do IFFluminense.

“O curso foi muito bom e receber o diploma das mãos da presidenta é muita emoção. Nem acreditei que isso aconteceria e foi muito especial, fiquei emocionado. Agora, a minha motivação é fazer um estágio e estudar Engenharia”, diz o estudante, acompanhado de perto pela mãe, que não se conteve de tanto orgulho.

“Ele sempre sonhou em estudar no IFFluminense e o Pronatec foi a oportunidade para isso acontecer. Ele estudou durante esses dois anos de curso, se dedicou, se esforçou e mereceu estar aqui hoje, por todo seu sacrifício”, conta Norma Peçanha com os olhos de mãe cheios de lágrimas.

null
            (Sonho: Rafaell após receber o diploma das mãos da presidenta)

Do sonho à realidade, representada pelo aluno do curso de Montagem e Manutenção de Computadores do campus Bom Jesus, Daniel Pontes, de 22 anos. Ele concluiu o curso do Pronatec e, no mesmo dia em que recebeu o diploma, teve a sua carteira de trabalho assinada pelo empresário Sérgio Roberto Fernandes, sob os olhares da presidenta, autoridades e todos os presentes na cerimônia.

Mesmo com o diploma na mão e emprego garantido, Daniel continua os estudos. Agora faz o curso técnico regular no campus Bom Jesus e é bolsista voluntário do setor de Tecnologia da Informação. “Quero estudar e me qualificar cada vez mais”, afirma o jovem.

null
(Realidade: Daniel e Sérgio, após assinatura da carteira de trabalho, recebem os aplausos)

No mesmo tom, foi o discurso da presidenta, direcionado aos estudantes presentes, de diferentes idades. Ela agradeceu aos professores, aos pais, mas enalteceu o esforço dos alunos.

“Nenhum país se desenvolve sem educação profissional e capacitação técnica. O país precisa disso, precisa de vocês que são essenciais para o futuro do Brasil. Foi o esforço e a dedicação de vocês que os trouxeram a esse momento de sucesso que me enche de orgulho. Mas não deixem de estudar, pois eu, como presidenta, estudo todos os dias, porque é assim que a gente se prepara para enfrentar os desafios da vida”, afirmou Dilma.

Participaram do evento diversas autoridades, alunos e gestores do Sest/Senat, Senac, Senai e Instituto Federal do Rio de Janeiro. Pelo IFFluminense, além dos alunos, professores e gestores do Pronatec na Reitoria e nos campi, diretores e pró-reitores marcaram presença.

null

(Alguns gestores do IFF presentes, juntamente com Rafaell e sua mãe - canto esquerdo). Veja o álbum completo de fotos AQUI.

IFF nas redes:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 16/04/2014)