Proposta de parceria com Cordeiro

por admin publicado 14/06/2014 20h15, última modificação 31/08/2023 12h47
O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, se reuniu com o prefeito do município de Cordeiro, Leandro Monteiro, para tratar de parceria para oferta de cursos técnicos.

Dentro da perspectiva de interiorização da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal Fluminense e o município de Cordeiro-RJ estudam a possibilidade de uma parceria para a oferta do Curso Técnico em Mecânica, pelo Pronatec, e cursos de Formação Inicial e Continuada.

O contato feito, inicialmente, pelo professor da área de Mecânica, Thiago de Paiva Menezes, e pelo diretor do campus Santo Antônio de Pádua, Carlos Alberto Henriques, culminou na reunião realizada no dia 13 de junho de 2014, no gabinete da Prefeitura.

Luiz Augusto apresentou a sugestão de implantar um Centro de Referência Pronatec, uma proposta do governo federal para municípios menores que ainda não possuem um campus de um Instituto Federal. “Os Centros de Referência são unidades que oferecem cursos subsequentes pelo Pronatec e atendem a demandas mais específicas de pequenos municípios”, explica.

A ideia é implantar esses Centros em municípios com os quais o IFF já mantém um diálogo de parceria, como Rio Bonito, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana. No caso de Cordeiro, a Prefeitura já dispõe de um espaço e maquinário, o que viabilizará em breve a concretização da proposta.

“Nós temos muito interesse no curso técnico por ser um diferencial e as empresas, por sua vez, têm um olhar diferenciado para aquele profissional que tem um certificado do IFF. Então, eu gostaria que o Instituto viesse para cá e quero fazer o melhor nesse sentido”, destaca o prefeito.

A parceria sendo concretizada, o Curso Técnico em Mecânica já poderá ser ofertado pelo sistema Sisutec, a partir de setembro deste ano.

“Estamos aqui para estabelecer um diálogo com o município, lembrando que, ao longo da história da instituição, alguns campi nasceram a partir de parcerias com as prefeituras, tais como São João da Barra e Quissamã. Nesse primeiro momento, queremos firmar nosso compromisso com Cordeiro a partir do Centro de Referência, mas, se no futuro a comunidade entender que deseja a instalação do IFF, então poderemos pensar dentro de uma perspectiva permanente”, ressalta Luiz Augusto.

Após a reunião no gabinete, foi feita uma visita ao local onde está o maquinário disponível para que o professor do campus Campos Guarus, Alan Ramalho, pudesse fazer uma avaliação dos equipamentos: 12 máquinas de solda, três tornos, duas fresaduras, seis mesas oxicortes, 10 conjuntos de maçarico de corte, entre outros.

Reunião Cordeiro 2

Professores Alan e Thiago.

Pelo IFF, participaram do encontro o reitor, Luiz Augusto Caldas, o diretor do campus Santo Antônio de Pádua, Carlos Alberto Henriques, o servidor da área pedagógica do campus Bom Jesus do Itabapoana, Arthur Rezende, e os professores Alan Ramalho e Thiago de Paiva Menezes.

Representando Cordeiro, além do prefeito Leandro Monteiro, esteve presente o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Mauro Alvim Filho.

Santo Antônio de Pádua: Após a reunião em Cordeiro, a equipe do IFFluminense visitou o campus Santo Antônio de Pádua que está com 70% das obras concluídas e, diariamente, conta com a participação de 60 operários.

Obras Pádua - junho 14

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais