Processo Seletivo

Propostas de dossiês temáticos para a Revista Vértices podem ser enviadas até o dia 17 de maio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/03/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h01
A seleção é destinada a pesquisadores doutores. A Essentia Editora prevê a publicação de três dossiês a partir do segundo semestre de 2021 e em 2022.

O formulário para proposta de dossiê deve ser preenchido e enviado para o e-mail: essentia@iff.edu.br

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas, até o dia 17 de maio, para que pesquisadores doutores possam enviar propostas de dossiês temáticos para a Revista Vértices, conforme o Edital N° 37/2021. Propostas de doutorandos também serão aceitas, desde que incluam a participação de, pelo menos, um pesquisador com título de doutor.

Os dossiês podem ser encaminhados por, no mínimo, duas e, no máximo, quatro pessoas que estejam vinculadas a pelo menos duas instituições diferentes de algum grupo de pesquisa e/ou Programa de Pós-graduação de instituições nacionais ou estrangeiras de ensino superior, que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática em que o dossiê será submetido.

O que é o dossiê temático?
 É um conjunto de artigos de um tema específico que proporciona reflexão crítica, considerando diferentes aspectos e perspectivas teóricas e metodológicas do tema principal em questão. Esses artigos devem abordar uma das diversas dimensões do conhecimento humano a partir de um eixo estruturante estabelecido pelos proponentes, podendo relacionar esse eixo a outros temas adjacentes (ex.: “História e literatura no século XIX”, “Administração e Relações Internacionais”, “Educação e Sociologia”, etc.).

Os dossiês serão compostos por conjuntos de cinco a 20 artigos originais e/ou de revisão, os quais deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da revista Vértices.

Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:

I - quanto ao(s) proponente(s), serão considerados: a titulação, o histórico acadêmico, a relação proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

II - quanto à proposta, serão considerados: a originalidade/viabilidade e o impacto da publicação em termos de distribuição de autores por regiões e países, isto é, propostas que contemplem publicações de artigos de autores vinculados a maior diversidade de instituições, priorizando aquelas que contenham a participação de autores vinculados a instituições de outros países, por contribuírem para a internacionalização da revista.

Os participantes devem produzir, para a seleção, texto argumentativo/descritivo, entre 10 e 15 linhas, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates na área de conhecimento. Ainda como processo da inscrição, o formulário para proposta de dossiê deve ser preenchido de acordo com o modelo apresentado no Anexo II do edital e enviado para o e-mail: essentia@iff.edu.br com o assunto: “Dossiê para a revista Vértices – Edital nº - (título provisório)” de acordo com o Cronograma previsto no Anexo I.

Um dos editores associados da Vértices, Edson Carlos Nascimento explica que a proposta de edital de seleção para dossiês temáticos da revista permite ampliar o número de artigos com autores de diversas instituições de todo o Brasil, "o que reduz a endogenia ao mesmo tempo que melhora a qualidade dos textos publicados pelo periódico. Esses parâmetros são alguns dos critérios básicos de qualidade das revistas científicas e requisitos fundamentais para a indexação da Vértices nas principais bases de dados nacionais e até internacionais", ressalta o editor.

O critério de endogenia a se considerar é que, no mínimo, 75% dos artigos sejam de autores vinculados a instituições diferentes do IFFluminense. Desse grupo de artigos recomenda-se que a participação das instituições externas deve ser diversa, considerando uma proporção de, no máximo, 25% do total de artigos para cada uma, ou seja, o percentual de autores dos artigos aprovados para publicação no dossiê não deve ultrapassar 25% de pesquisadores, professores ou discentes vinculados a uma mesma instituição.

O resultado final está previsto para o dia 21 de junho, e os dossiês temáticos aprovados serão publicados a partir do segundo semestre de 2021 e em 2022, em versão digital, em ordem estabelecida pelos Editores. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Paralelo ao edital, a Revista Vértices continua com seu fluxo contínuo, com publicação quadrimestral. Para saber mais, acesse o Portal da Essentia.

Confira o cronograma (Anexo I do Edital)

AtividadePeríodoObservações
1. Inscrições

Até 17 de maio de 2021