Concurso

Prorrogadas inscrições para concurso “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho”

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/02/2018 11h27, última modificação 31/08/2023 12h48
Concurso, voltado para estudantes e professores, receberá inscrições até o dia 30 de abril.
Prorrogadas inscrições para concurso “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho”

A premiação será realizada durante a Reditec 2018, sediada pelo IFF, em Búzios-RJ.

O novo prazo de inscrições para o concurso “Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho” vai até 30 de abril de 2018. Podem participar estudantes do ensino técnico (nível médio) e professores atuantes nas instituições de ensino profissional e tecnológico (em qualquer nível) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O concurso tem como objetivo incentivar a geração de ideias e a inovação na educação profissional.

Com a prorrogação do prazo de inscrições, outras etapas do cronograma foram alteradas. Com isso, o período de recursos passa a ser de 1 a 8 de junho e o resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês. Em 10 de setembro, haverá a cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, durante a 42ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018).

Serão premiados seis trabalhos. Dentre eles, três artigos e três produtos, um por tema – com placas honoríficas e diplomas de reconhecimento. Além da premiação, como incentivo, o grupo permanecerá por cinco dias no Rio de Janeiro para participar de atividades educacionais e culturais, que incluem a divulgação dos seus trabalhos nas quatro unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica existentes no Estado – IFRJ, IFF, Cefet-RJ e Colégio Pedro II.

Produção Após a escolha de um dos temas propostos, os alunos inscritos devem desenvolver um produto inédito no formato de protótipo, software, jogos e outros similares, que atenda aos critérios de classificação e pontuação descritos no edital. Já os professores devem apresentar um artigo.

A competição está prevista na Carta de Recomendações resultante de reunião da CPLP realizada em agosto de 2017, em Brasília. O documento destaca uma série de ações para promover o ensino profissionalizante, assim como uma agenda para o fortalecer a cooperação técnica.

O concurso é organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da CPLP.

Todas as informações estão disponíveis na Chamada Pública N.º 02/2017

O edital de retificação pode ser acessado AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif, com informações do MEC