Ingresso

Provas do Processo Seletivo e do Concurso Vestibular são aplicadas: confira os gabaritos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/05/2019 15h31, última modificação 31/08/2023 12h54
A seleção foi realizada nos diversos campi do Instituto Federal Fluminense, além de outras instituições de ensino da região.

O Instituto Federal Fluminense aplicou as provas do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio e da 1.ª fase do Concurso Vestibular no último domingo, dia 19 de maio. O processo de seleção, destinado ao preenchimento das vagas para o 2° semestre de 2019, foi realizado das 8h30min às 11h30min, para os candidatos às vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio, e das 8h30min às 12h30min,  para os candidatos da 1.ª fase do Concurso Vestibular.

As provas foram realizadas nos diversos campi do IFF em que as vagas estão sendo ofertadas, além da Universidade Salgado Filho (Campos-RJ), Escola Municipal Américo Vespúcio, UNOPAR (Cabo Frio-RJ), Colégio Estadual Matias Neto e Colégio Estadual Luiz Reid (Macaé-RJ).

Kézia Santanna, moradora do município de São Francisco do Itabapoana, contou um pouco da sua expectativa antes da prova. "É a segunda vez que tento uma das vagas. Acredito estar melhor preparada e mais tranquila do que no ano passado", disse a candidata ao Curso Técnico em Química.

Também é a segunda vez que Micaela Aguiar participa da seleção do IFF. A diferença é que a estudante pretende uma das vagas para o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. "Eu me interesso desde pequena pela parte da informática, por computadores em geral. Acredito que a faculdade possa ampliar meus horizontes na área", contou.

Estreante no Concurso Vestibular, Marwin Pires tenta a aprovação para o Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, que tem a sua primeira oferta de vagas no Campus Campos Centro. O candidato disse que a preparação para a prova incluiu um curso preparatório de dois meses, além dos estudos individuais feitos em casa. A preocupação do estudante é justificável, já que o curso foi o que registrou o maior número de inscritos para o Concurso Vestibular, com 337 candidatos.

As maiores concorrências ficaram por conta do Curso de Licenciatura em Educação Física, com 323 inscrições confirmadas para 15 vagas (21,5 na relação candidato/vaga) e do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Campus Campos Guarus, que teve o maior número de candidatos no geral (420 inscritos), e também a maior concorrência do Processo Seletivo (14 na relação candidato/vaga).

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 04 de junho. Já as provas da 2.ª fase do Vestibular serão aplicadas no dia 16 de junho, com o resultado final previsto para 11 de julho. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br.

Clique AQUI para conferir o gabarito oficial do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio.

Clique AQUI para conferir o gabarito oficial da 1.ª fase do Concurso Vestibular.