Notícias
Publicação irá reunir depoimentos de estudantes e servidores da Rede Federal
Com foco em internacionalização, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou um edital que selecionará narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização na Rede Federal.
Os interessados podem fazer suas inscrições até 10 de setembro, seguindo os critérios estabelecidos no Edital Conif/AI nº 09.
Os textos escolhidos serão incluídos no e-book "Vozes da Internacionalização: Narrativas de Estudantes e Servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica". A coletânea é parte das iniciativas lideradas pelo Conif em celebração aos 15 anos dos Institutos Federais, comemorados neste ano. O lançamento da publicação é previsto para a 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2023).
“O e-book servirá como espaço para a exposição de relatos de experiências que tiveram impacto positivo no acesso, permanência e êxito no âmbito da Rede Federal”, como explica João Paulo Rotelli, coordenador de Relações Internacionais do Conif. “Por meio dessas narrativas, os leitores terão a oportunidade de se aproximar dos desafios, conquistas e efeitos transformadores da internacionalização no tripé de ensino, pesquisa e extensão, sob a perspectiva daqueles que vivenciaram esses processos”, completa.
De acordo com o edital, podem enviar textos estudante, ex-aluno ou servidor vinculado à Rede Federal ou a instituições internacionais parceiras que tenham participado de ações de internacionalização promovidas pelas Instituições da Rede Federal entre os anos de 2009 e 2023, a fim de representar a pluralidade de indivíduos, ações e tópicos relacionados à internacionalização das instituições da Rede Federal.
A avaliação dos textos será conduzida por um comitê de seleção composto por membros do Forinter (Fórum de Relações Internacionais do Conif) e da Assessoria de Relações Internacionais do Conselho, levando em consideração a contribuição das propostas para a publicação, englobando critérios como autenticidade do conteúdo, representatividade e diversidade, pertinência à temática, além de organização lógica e clareza na exposição.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif