Reditec 2018

Realização de Reditec’s por região começa a ser discutida

por Sheneville Araújo (IFRR), com colaboração de Ana Paula Batista (IFMG) publicado 13/09/2018 12h48, última modificação 31/08/2023 12h51
A primeira Reditec regional, a Reditec Sul, que foi realizada esse ano, em Lages-SC, servirá como exemplo.
Realização de Reditec’s por região começa a ser discutida

Diretores gerais de campi do Sudeste durante reunião do Fórum Regional (Foto: Breno Menezes - IFAP)

Uma das pautas principais dos Fórum Regionais era a promoção da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec’s) por regiões. A possibilidade ainda está sendo amadurecida, mas grande parte dos gestores avalia como favorável a realização desse evento como forma de se preparar melhor para a participação da edição nacional.

Alguns institutos já realizaram eventos regionalizados e estão sendo analisados como exemplos, como é o caso do IFSC (de Santa Catarina), IFC (Catarinense), do IFPR (Paraná (IFPR), do IFRS (Rio Grande do Sul), IFFar (Farroupilha) e IFSul (Sul-Rio-grandense), que promoveram a primeira Reditec regional (Reditec Sul) reunindo reitores, pró-reitores e diretores-gerais doscampi em Lages-SC. O encontro debateu o impacto que os IFs têm nas localidades onde estão inseridas.

Segundo o relator do Fórum da Região Sul, Fábio Marçal, os gestores tiveram a oportunidade de avaliar o evento realizado em Lages e traçar estratégias para as próximas edições. “Conseguimos analisar os prós e contras da Reditec Sul e estamos aproveitando para montar os grupos de trabalho que deverão colocar em prática o que foi definido na etapa regional e definir como serão os próximos eventos”, informou.

No caso do Sudeste, as dificuldades geográficas e as questões de deslocamento foram colocadas com ponto de entrave para que os institutos federais da região pudessem realizar um evento local em 2018.

O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Barreto Almada, acredita que etapa nacional da Reditec proporcionará aos gestores, um momento para alinhar os eventos da região Sudeste. “A reunião do Fórum Regional do Sudeste foi um momento importante de diálogo das instituições do Sudeste para potencializar a integração regional. Foi um momento de troca de experiências e novas oportunidades, além da definição de ações locais com a Reditec Sudeste no próximo ano”, revelando que o próximo encontro será em maio de 2019, em Vitória-ES.

No Fórum Centro-Oeste, a regional da Reditec foi aprovada, com encaminhamentos para a realização em 2019. O Norte, aprovou com a condição de que a reunião seja realizada em paralelo ao Fórum de Dirigentes da Região e com participação ampliada aos demais diretores, não apenas aos gerais.

Já o Nordeste apresentará a proposta para que não haja a regionalização, mas a ampliação do tempo para debates dentro da reunião nacional, visando a otimização de recursos e a valorização da participação dos diretores gerais.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI