Reconhecimento em evento de informática

por admin publicado 03/12/2012 14h55, última modificação 31/08/2023 12h45
Professores do Instituto Federal Fluminense participaram do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE2012) e foram premiados em três categorias.

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) foi realizado pela UFRJ, UNIRIO e UERJ com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”, no período de 26 a 30 de novembro de 2012, no Rio de Janeiro. O Congresso ainda abrigou o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o 18º Workshop de Informática na Escola (WIE).

A profª. Suzana da Hora Macedo e os professores Evanildo dos Santos Leite e Filipe Arantes Fernandes, juntamente com os professores da UFRGS José Valdeni de Lima e Maria Cristina Biazus, receberam Menção Honrosa no SBIE pelo trabalho “Uso da Realidade Aumentada como apoio ao Ensino do Campo Girante de um Motor de Corrente Alternada”.

Hélvia Pereira Pinto Bastos, orientada pela profª. Magda Bercht e coorientada por Leandro Krug Wives recebeu o prêmio de Melhor Artigo, também no SBIE, pelo trabalho “Automatização do Processo de Identificação de Presença Social em Fóruns e Chats”.

Já a profª. Gilmara Teixeira Barcelos, orientada por Liliana Maria Passerino e coorientada por Patrícia Behar, ficou com o prêmio de Melhor Tese no Concurso de Tese e Dissertações, por seu trabalho “Tecnologias na Prática Docente de Professores de Matemática: formação continuada com apoio de uma rede social na internet”. Outros professores também participaram com apresentação de artigos, tais como, Maurício Amorim, Breno F. Terra e Silvia Cristina Freitas Batista.

Segundo Gilmara, os trabalhos premiados são fruto das teses do doutorado interinstitucional em “Informática na Educação”, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o IFF.

“Trata-se do reconhecimento, em nível nacional, do nosso esforço na elaboração de um trabalho de qualidade e que está relacionado à nossa prática docente dentro do Instituto”, destaca.