Rede Federal conectada em seus 105 anos

por admin publicado 18/09/2014 19h00, última modificação 31/08/2023 12h45
A Rede Federal estará conectada no dia 23 de setembro, quando completará 105 anos. Uma videoconferência será realizada com a participação de todos os IFs.

A trajetória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completará 105 anos no próximo dia 23. Em todo o Brasil, os Institutos Federais preparam uma programação especial para a data que é um marco na criação do ensino profissional gratuito no país. Destaque para a videoconferência que será realizada às 17h, quando todas as instituições estarão conectadas para um momento de confraternização. Um vídeo produzido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) será exibido no momento. O Conselho também criou um selo comemorativo que já vem sendo utilizado pelos Institutos.

No Instituto Federal Fluminense, a Reitoria e os campi planejam a transmissão da videoconferência não só pelo Portal institucional na web, como também por telões instalados nas unidades (Programação dos campi do IFFluminense AQUI.)

"O dia 23 de setembro é uma data nacional e significativa para a juventude e os trabalhadores brasileiros porque celebra a história dessa Rede de Educação cuja maior importância está na contribuição para o desenvolvimento das pessoas” (Luiz Augusto Caldas, reitor do IFFluminense).

Com 105 anos de existência, a trajetória do IFFluminense, que começou como Escola de Aprendizes e Artífices, em 1909, passou por Escola Técnica Federal de Campos e Cefet Campos, guarda inúmeras histórias de esperança e conquistas de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo aprendizado adquirido.

Rui Dantier tem recordações dos tempos de estudante da antiga Escola Técnica. Fez curso técnico e depois de 20 anos retornou para fazer tecnólogo. Há quatro anos atua como professor do campus Quissamã.

“Minha vida sofreu uma profunda transformação a partir do momento em que iniciei o curso técnico. Eu não tinha perspectiva de futuro e a entrada nessa instituição me colocou diante de pessoas que me prepararam para o mundo. Tenho uma profunda paixão por essa escola e tudo que tenho, hoje, eu agradeço ao Instituto. Em sala de aula, com os alunos, procuro retribuir tudo de melhor que o IFF me ofereceu” (Rui Dantier, professor do IFFluminense).

Expansão – Atualmente 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede Federal que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão. De 140 escolas e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede saltou para 562 unidades de ensino, um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 2014. Até 2018, deverão ser implantadas mais 210 unidades.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 18/09/14)