Plataforma Nilo Peçanha

Rede Federal cumpre papel de levar educação profissional a todo o País, aponta plataforma do MEC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/04/2019 11h22, última modificação 31/08/2023 12h53
Dados da plataforma apontam que a Rede Federal oferta uma educação profissional, científica e tecnológica pública, inovadora e inclusiva.

Dados apresentados pelo MEC mostram desempenho da Rede Federal em 2018 (Foto: Divulgação Conif)

Mais de 60% dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são negros, pardos ou indígenas, aponta o Ministério da Educação (MEC). A Pasta apresentou, na quinta-feira, dia 28 de março, esse e outros dados da plataforma Nilo Peçanha que mostram o desempenho da Rede Federal em 2018. O levantamento constatou que 58% dos estudantes matriculados têm renda familiar inferior a um salário mínimo por pessoa.

Além de dar um retorno à sociedade, essas informações contribuem para que a Rede Federal e o MEC possam traçar estratégias mais assertivas na administração. “Em seu segundo ano, a plataforma nos dá a possibilidade de comparar os dados, condições de avaliar o que está sendo feito e se estamos cumprindo a legislação”, disse o coordenador da Câmara de Administração do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Charles Okama, que representou o colegiado na cerimônia.

Okama ressaltou ainda que a Rede Federal está cumprindo seu papel de oferecer uma educação profissional, científica e tecnológica pública, inovadora e inclusiva. “Atendemos a um número grande de estudantes em situação de vulnerabilidade. Isso mostra nosso diferencial e como estamos mudando vidas, de Norte a Sul do Brasil, em todos os Estados e em municípios que enxergam nas nossas instituições uma oportunidade de qualificação”.

Em sua fala, o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez, ressaltou o compromisso do MEC de fortalecer a Rede Federal e a importância de reunir em um único ambiente dados e indicadores que contribuem para o desenvolvimento institucional. Criado em 2018, o ambiente virtual coleta, valida e dissemina estatísticas da Rede Federal. As informações são monitoradas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Durante a cerimônia de apresentação dos dados de 2018 da Plataforma Nilo Peçanha, o secretário da Setec, Alexandro Ferreira, chamou atenção para algumas metas do Plano Nacional de Educação (PNE) já superadas pela Rede Federal como a quantidade de matrículas por professor, que saltou de 21 em 2017 para 23 em 2018. A qualidade do corpo docente também foi destacada: 81% dos professores possuem mestrado ou doutorado.

“Esses dados nos possibilitam, com detalhes, saber o que está sendo feito pela rede. Temos um dado robusto sobre custo dos alunos e temos a disponibilidade de ver a diversidade de ofertas de vagas nas escolas. A Rede Federal é um case de sucesso e precisa ser ampliada. A plataforma vai nos ajudar a definir critérios, por exemplo, de investimentos”, afirmou Alexandro Ferreira

Rede Federal – Ao todo, 41 instituições fazem parte da rede, sendo 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Juntos eles representam mais de 600 campi espalhados pelo País.

Nilo Peçanha – A plataforma pode ser consultada por todos os internautas e não há restrições aos dados. O acesso é gratuito e está disponível no endereço http://plataformanilopecanha.mec.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif