Pesquisa

Rede Federal de Educação Profissional e IFF são destaques em notícia no site da Fiocruz

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/06/2020 18h19, última modificação 31/08/2023 12h59
Fundação publica série de matérias sobre reconversão produtiva, que trata das iniciativas das instituições públicas neste momento de pandemia de Covid 19.

Parque de impressão 3D instalado no IFF para atendimento a demandas de combate à Covid-19.

Por Cátia Guimarães - EPSJV/Fiocruz

Instituições públicas a serviço da inovação, da produção e do combate à pandemia

Com mais ou menos investimento e capacidade de produção, instituições de pesquisa, universidades e Institutos Federais têm se mobilizado para atender à demanda de equipamentos e produtos de saúde necessários ao enfrentamento da Covid-19.

Era 30 de janeiro de 2020. O mundo tomava conhecimento dos primeiros estragos que o novo coronavírus causava em alguns países. Sem nenhum caso identificado, no entanto, o Brasil ainda parecia longe do turbilhão que hoje, quatro meses depois, já matou mais de 40 mil pessoas por aqui. Foi nessa data que, junto com outras instituições, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participou de uma reunião convocada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde em que, antecipando-se ao cenário que estava por vir, assumiu a responsabilidade de produzir nacionalmente os testes de Covid-19 por PCR,  tecnologia que garante um resultado mais seguro. “A Fiocruz foi a única que aceitou o desafio porque nós tínhamos o teste para biologia molecular no nosso portfólio de produtos”, conta Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da instituição. (Continuar lendo)