Rede Federal e IFFluminense comemoram 113 anos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/09/2022 17h39, última modificação 31/08/2023 13h12
Data é marcada por agradecimento a todos os estudantes, servidores e terceirizados que contribuem para uma educação transformadora.
Rede Federal e IFFluminense comemoram 113 anos

Tecnoteca do Campus Itaperuna (Fotos: Divulgação/IFF)

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemora 113 anos de existência neste dia 23 de setembro de 2022. São 41 instituições - 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II - que, juntas, contabilizam 661 unidades em 578 municípios de todo o Brasil, e contribuem para transformar a vida de milhares de estudantes com uma educação pública, gratuita e de qualidade.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), inaugurado em 23 de setembro de 1909, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, criou as Escolas de Aprendizes Artífices, também é parte dessa história.

Atualmente, a instituição possui 12 campi em 11 municípios das regiões Norte, Noroeste, dos Lagos e Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, além do Polo de Inovação, do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, da Unidade de Formação de Cordeiro e da Reitoria.

Por meio de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Arte, Cultura, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, dentre outras, o IFFluminense contribui para o desenvolvimento das regiões em que está inserido e para a formação de estudantes para o mundo do trabalho e para a vida. No primeiro semestre de 2022, de acordo com dados do IFF em Números, foram 18.342 alunos matriculados.

Para comemorar a data, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, gravou um vídeo de agradecimento aos estudantes e a todos os servidores e terceirizados que fazem uma educação transformadora. Assista abaixo:

Como a Rede Federal muda a vida das pessoas

Para comemorar os 113 anos, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou uma campanha, nas redes sociais, com o título "Como a Rede Federal mudou sua vida?", e divulgou uma página, no site redefederal.org.br, com o histórico, linha do tempo, galeria de fotos, números e tudo o que a Rede Federal vem entregando para a sociedade ao longo de sua história centenária, por meio de ações como a verticalização do ensino, pesquisa aplicada, inclusão social, desenvolvimento local e sustentabilidade, entre outras.

O Conif também divulgou a história que mostra como a Educação Profissional e Tecnológica transformou a vida da ex-aluna do Campus Campos Centro, Tamillys Lirio da Silva, primeira entrevistada do programa Papo Entre Nós, conduzido pelo reitor Jefferson Manhães e exibido pelo canal do Instituto no YouTube, o IFFTube.

A jovem ingressou no IFF na segunda tentativa, em 2006. Ela estudava à noite e passava o dia fazendo faxinas e cuidando de um bebê para sustentar ela e a mãe, que estava com câncer de mama. Até que conseguiu uma bolsa de trabalho na instituição, pôde deixar o serviço de doméstica, teve acesso ao primeiro computador e também à internet. Foi no IFF também que ela encontrou o amor de sua vida, Lebron Victor, fundador da ONG NBR - Nação Basquete de Rua, voltada para o fortalecimento dos direitos das pessoas de favelas e periferias.

Hoje, Tamillys atua como psicóloga, seu grande sonho. Seu primeiro estágio remunerado na psicologia foi na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFF. Atualmente, ela trabalha na assistência social do município de Campos dos Goytacazes-RJ e na ONG NBR.

Clique no vídeo abaixo para assistir à entrevista:

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!