Rede Federal se destaca no Enem

por admin publicado 28/11/2013 16h35, última modificação 31/08/2023 12h45
As médias da Rede Federal no Enem 2012 foram superiores às das redes Estaduais, Municipais e Privadas. Instituto Federal Fluminense também apresentou bom desempenho.

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou as médias do Enem 2012, por Área do Conhecimento, de 11.239 escolas em todo o país, na segunda-feira, 25 de novembro de 2013.

A Rede Federal apresentou desempenho superior ao das outras redes de ensino, no que diz respeito às médias nas cinco áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens,  Matemática e Redação.

Médias Enem 2012

Fonte: Inep

Nesse cenário, o Instituto Federal Fluminense obteve um bom desempenho. O campus Campos-Centro, por exemplo, apresentou resultados acima da média da Rede Federal em todas as áreas do conhecimento, com destaque para Redação, área em que obteve 638,94 pontos. Já o campus Bom Jesus do Itabapoana se destacou nas áreas de Matemática (626.25) e Ciências da Natureza (556.20).

“O Enem trouxe um olhar diferenciado sobre os conteúdos, revelando que, na construção dos conceitos, os saberes estão interligados. Esta certeza vem apoiada em Morin, em sua teoria do pensamento complexo em relação às ciências, quando afirma que ‘É preciso reagrupar os saberes para buscar a compreensão do universo’. Neste sentido, as escolas é que precisam mudar, ultrapassar o conteudismo, para que o foco esteja no pensamento crítico-reflexivo-analítico. Isso nos deixa muito contentes, pois mostra que estamos no caminho certo em direção à educação que queremos”, destaca o pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Marcio Lima.

Para o cálculo do Enem por unidade escolar de 2012, o Inep informou que os resultados contemplam apenas escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas da edição daquele ano.

Fonte: Ascom IFF com dados do Inep

(Publicada em 28/11/2013)