Notícias

Reditec 2018

Reditec premia Experiências Exitosas e anuncia novas cidades sede

por André Nazário (IF Sertão-PE) publicado 17/09/2018 17h00, última modificação 31/08/2023 12h51
A última noite da Reditec foi marcada por premiação, relatoria dos fóruns e apresentações das próximas cidades sede.
Reditec premia Experiências e anuncia novas cidades sede

Melhores trabalhos de cada temática da Mostra de Experiências Exitosas são premiados (Fotos: Gildo Júnior - IFRR)

 A 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), premiou durante a noite da última quinta-feira (13), as Experiências Exitosas apresentadas durante os primeiros dias do evento. A noite também serviu para que fossem ouvidas as relatorias dos fóruns, bem como apresentação das cidades que sediarão a Reditec nos próximos anos. 

 No primeiro momento, os relatores dos fóruns temáticos apresentaram o que foi discutido em suas reuniões. Cada relator, dado ao seu eixo (Pesquisa, Desenvolvimento Institucional, Extensão, etc), falou um pouco sobre os desafios que a rede precisa enfrentar e as perspectivas para o seu fortalecimento e integração. Os fóruns regionais também foram destaque, e cada região do país pôde demonstrar um pouco sobre suas peculiaridades e anseios. 

 Logo após, o público conheceu os premiados em cada temática das Experiências Exitosas. Trabalhos ligados a Currículos e Metodologias, Gestão de Ensino, Inclusão, Políticas Estudantis, entre outros, receberam congratulações no evento. 

 Premiado na categoria Gestão de Pessoas/Administração, com o trabalho de um Sistema de Acesso ao Restaurante Institucional, o Diretor-Geral do campus Floriano, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Odimógenes Soares, falou da emoção em ter o trabalho desenvolvido em seu campus reconhecido num evento como a Reditec. “É muito gratificante saber que mesmo estando no interior do Nordeste, num dos estados mais pobres do Brasil, a gente consegue fazer um trabalho bacana e reconhecido!  A apresentação das experiências são importantes porque muitas vezes tem campi que são vizinhos, mas um não sabe o que o outro faz. Acredito que a nossa rede fica mais forte quando a gente a conhece e compartilha esse tipo de conhecimento”, afirmou. O Diretor falou ainda que outros Institutos já querem adotar o mesmo Sistema em seus campi, e que será um prazer repassar a tecnologia para os demais colegas.

 A noite continuou com o anúncio do Instituto Federal do Pará (IFPA), como anfitrião da Reditec 2020. Animado, o reitor Claudio Alex apresentou um vídeo demonstrando as belezas de Belém, e falou da satisfação em receber o evento em breve. “Desde que os Institutos foram criados, essa é a primeira vez que a Reditec será realizada na região Norte do país.Com certeza será um ótimo momento para integração e troca de conhecimento”, destacou. 

 Como já anunciado, a Reditec 2019 terá Santa Cantarina como sede, sendo promovida pelos Instituto Federal de Santa Catarina e Catarinense (IFSC e IFC). A mudança dá-se apenas na cidade, que passa de Balneário Camboriú para a capital Florianópolis por questões logísticas. As reitoras dos dois Institutos promotores, Maria Clara Kaschny e Sônia Regina de Souza também subiram ao palco e além de exibirem um vídeo sobre Florianópolis, convidaram a todos para comparecerem ao evento no ano que vem. 

 Para Roberto Gil, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec cumpriu seu papel de alinhar a todas as propostas de trabalho. “Vimos aqui que a nossa rede tem contribuições fantásticas nas discussões tanto na parte política, quanto pedagógica, nos trabalhos sociais e de inclusão. Somos uma rede muito viva, ativa e muito capilar pelo nosso país”, concluiu. 

 Ao final o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), falou da satisfação em ter recebido a Reditec esse ano e leu uma carta elaborada pelo Fórum dos Gestores, que falava sobre as potencialidades da Rede Federal e os desafios que precisam ser enfrentados para a excelência nos resultados.
 

 Confira aqui a relação com todos os premiados da Mostra de Experiências Existosas.