Reditec 2018

Reditec usa tecnologia para apresentar os campi do IFF a toda a Rede Federal

por Ana Paula Viana (IFF) publicado 10/09/2018 16h00, última modificação 31/08/2023 12h51
Salas onde acontecem as reuniões, palestras e apresentações de trabalhos foram batizadas com os nomes dos campi do Instituto e trazem conteúdo interativo para os visitantes
Marcelo Ponciano

Diretor-geral no IFTM, Marcelo Ponciano testa recurso de visita virtual aos campi do IFF. Foto de Alexandre Willian

A  42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) começou, nesta segunda-feira (10/09), em Búzios-RJ, com um passeio virtual por toda a estrutura do Instituto Federal Fluminense (IFF). Isso, porque, as 12 salas onde acontecerão, até sexta-feira (14/09), as palestras, reuniões e apresentações de experiências exitosas foram batizadas com os nomes dos campi do IFF. Ao chegar a cada uma delas, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o respectivo campus, por meio de telões que exibem códigos para serem lidos com o uso da câmera do celular.

A ideia de criar uma imersão pela estrutura do Instituto, com base no uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), foi do coordenador de Projetos de Design e Audiovisual para a Educação do IFF, Carlos Henrique Morellato. Quando fotografam os códigos exibidos nos telões com seus celulares, os participantes têm acesso a vídeos, informações detalhadas da estrutura do campus e palavras-chave que fazem parte de uma espécie de jogo interativo.

"O objetivo é que eles conheçam um pouco mais sobre o IFF, porém de uma forma lúdica. Ao percorrer todas as salas e identificar as palavras-chave de cada uma, eles terão acesso a um conteúdo especial sobre a Reditec", explica Morellato.

Cabo Frio, como campus-sede do evento, foi o único a não receber uma sala própria. Mas por um bom motivo: lá, a visita não é virtual. Parte da programação da Reditec está sendo realizada no próprio campus, como reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc), da Unesco. O campus fica situado na divisa entre Cabo Frio e Búzios, a cerca de 14 quilômetros do centro de convenções onde ocorre o evento.

Troca de experiências

Pela primeira vez numa Reditec, o diretor-geral do Campus Uberada-Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marcelo Ponciano, foi um dos primeiros a se inteirar das novidades deste ano. Ao lado do pró-reitor de Extensão do IFTM, Ronaldo Ferreira, e do diretor-geral do Campus Paracatu, Ronaldo Diláscio, ele percorreu as salas e visitou os estandes dos apoiadores do evento logo na abertura das atividades.

"Atuo num campus novo, que foi inaugurado em 2015. Estou muito ansioso por todas essas oportunidades de troca de experiências e de conhecimento que teremos ao longo da semana. Quero poder levar novas ideias para nosso Instituto e, logo na chegada, já pude ver muita coisa interessante", ressalta Ponciano.

Outra novidade desta edição é o uso de QRCodes para cadastro em listas de informações distribuídas por meio do WhatsApp. Assim que chegam no credenciamento, os participantes passam por um telão onde é possível acessar o link de inscrição para acesso à lista de transmissão com conteúdos direcionados sobre programação, palestrantes, atrações culturais, mapa de salas e tira-dúvidas.

"A nossa proposta é usar a tecnologia como uma ferramenta para facilitar a difusão de informações, tanto do Instituto quanto das atividades programadas para esta semana. O serviço pelo Whatsapp, que é um assistente virtual que chamamos de Reditalker, ficará disponível durante todo o evento. Por lá, podemos passar informações relevantes, disparar avisos e responder dúvidas dos participantes", afirma Carlos Morellato.

Fórum de Pró-Reitores

A programação oficial da Reditec teve início da manhã desta segunda-feira, com a realização de oito diferentes fóruns, reunindo pró-reitores de toda a Rede Federal na discussão de temas relacionados a Ensino, Desenvolvimento Institucional, Planejamento, Extensão, Educação do Campo, Tecnologia da Informação, Relações Internacionais e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Houve ainda uma primeira reunião dos integrantes da Unevoc e dos dirigentes que participam do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). Ao todo, o evento terá cerca de mil participantes, entre reitores, pró-reitores, diretores-gerais de campi e diretores sistêmicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.