Notícias

Novo Ciclo

Reeleito, reitor Jefferson Manhães fala sobre conquistas e projetos futuros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/12/2019 16h04, última modificação 31/08/2023 12h57
Após quatro anos de gestão, o atual reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, se prepara para mais um mandato à frente da instituição, cujo período será de 2020 a 2024.
Reeleito, reitor Jefferson Manhães fala sobre avanços e planos futuros

Próximo mandato será de 2020 a 2024 (Foto: Mayhara Barcelos/IFF).

Portal do IFF: Todo fim de ciclo suscita uma reflexão, e após quatro anos de gestão o que pode-se destacar de positivo em linhas gerais das ações realizadas? 

Jefferson: Foram muitas as conquistas para nossa Instituição. Nos primeiros dois anos garantimos os professores para a consolidação de todos os cursos que haviam sido criados em nossos campi na gestão anterior e nos dois últimos anos foram criados 17 novos cursos (6 cursos técnicos, 6 cursos superiores, 4 mestrados e 1 doutorado) com aproximadamente 650 novas vagas.

 Não podemos deixar de destacar que nossa instituição está entre as poucas instituições de Educação Profissional e Tecnológica, do Brasil e do mundo, que possibilitam um jovem iniciar sua trajetória educacional no nível técnico ou em um curso de Formação Inicial e Continuada e finalizar no doutorado, no interior do país.

 Avançamos muito na pesquisa e inovação tecnológica, consolidando nosso Polo de Inovação Tecnológica, que agora é uma referência internacional, assim como estamos avançando na área do empreendedorismo, por meio do estímulo à formação de novos empreendimentos tecnológicos na incubadora TEC Campos e na formação das empresas juniores.

 Mesmo em um tempo com sérias restrições orçamentárias, constituímos uma Diretoria de Relações Institucionais que, junto aos dirigentes dos campi e a partir de um diálogo com os deputados federais e senadores, obteve aproximadamente 28 milhões de reais em Emendas Parlamentares, que somados aos recursos extra orçamentários obtidos junto ao Ministério da Educação, nos permitiu avançar muito na consolidação de nossos ambientes administrativos e de aprendizagem com mais de 50 intervenções em todos os campi.

 É fundamental destacar também os avanços no Planejamento Estratégico de nossa instituição, com a construção do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e um conjunto de outras ações de gestão e governança que estão auxiliando nossa instituição a criar uma cultura de planejamento que trará benefícios a todos os nossos campi no desenvolvimento de suas atividades.

 Não posso deixar de destacar a criação do nosso Plano de Cultura e a criação dos jogos de estudantes e servidores "intercampi". Foram quatro anos de consolidação de nossa institucionalidade multicampi e pluricurricular. Hoje temos muito mais "musculatura" institucional para atravessarmos esse momento desafiador de nosso país.                                                                        

Portal do IFF: E o que se reconhece que deixou a desejar? Existe alguma ação específica que não foi feita na gestão passada e que será feita nesta? 

Jefferson: Sempre é possível fazer mais e melhor. Temos ainda desafios na infraestrutura e na consolidação de alguns de nossos cursos, especialmente os de pós-graduação. Precisamos avançar ainda mais na consolidação de nossas ações de pesquisa, inovação, extensão, arte/cultura, esportes, internacionalização e gestão. Mas gostaria de fazer uma autocrítica. Nesse primeiro ciclo de gestão, tive uma agenda nacional e internacional muito intensa e rica, o que me permitiu representar nosso instituto e a Rede Federal em diversos espaços e dialogar com diferentes sistemas de Educação no Brasil e no mundo. Entretanto, essa agenda me distanciou de alguns momentos de nossas comunidades acadêmicas. Apesar de nossa instituição contar com uma equipe de gestores e educadores de muita competência, farei um grande esforço neste próximo ciclo de gestão para estar mais presente no cotidiano institucional. Quero estar mais próximo de nossos gestores, educadores e estudantes e dialogando mais com nossa comunidade externa. 

Portal do IFF: Qual foi a sua motivação para se candidatar novamente ao cargo de reitor? 

Jefferson: Minha trajetória em nossa instituição é longa. São 4 anos como estudante e 26 anos como servidor, sendo 2 anos como técnico-administrativo e 24 anos como docente. Nesse período, lecionei em diversos cursos nos diferentes níveis de ensino - técnico, graduação e pós-graduação -, realizei e coordenei projetos de pesquisa e extensão, bem como exerci funções de gestão ao longo de 18 anos, ocupando uma diversidade de cargos de gestão na Escola Técnica Federal de Campos, no Cefet Campos e no Instituto Federal Fluminense. Fiz o concurso para nossa instituição como Engenheiro de Sistemas e Computação, mas foi ao longo de minha trajetória institucional e no diálogo com nossa rica e diversa comunidade acadêmica que fui me constituindo educador e gestor público. Especialmente nesses últimos quatro anos como reitor, tive a oportunidade de conhecer mais profundamente nossa plural instituição, os espaços territoriais onde estão nossos campi, a Rede Federal, além de ter podido dialogar com diversos sistemas de Educação Profissional e Tecnológica de muitos outros países. Não tenho dúvida de que esse conjunto de experiências e aprendizagens contribuirão muito para os desafios de consolidação de nossa instituição em um cenário nacional e regional extremamente desafiador.

Portal do IFF: Uma característica da instituição é contar com unidades espalhadas pelo território, cada vez mais alargado, e com estruturas de gestão também diversas. Também nem sempre é clara a relação necessária que deve existir entre a Reitoria e os campi, bem como onde começa e termina o espaço e as responsabilidades de cada um. Como devem acontecer essas relações e como pretende promover e manter a integração das unidades? 

Jefferson: Nesse período de diálogo intenso com nossa comunidade acadêmica, a campanha eleitoral, colocamos como proposição e desafio coletivo a constituição de uma nova ecologia institucional. Precisamos mobilizar mais nossos educadores, estudantes e as potências educativas e de gestão presentes em todos os nossos campi e Reitoria criando novos ecossistemas de saberes e fazeres que ultrapassem nossos limites organizacionais, geográficos e semânticos.

Quero reafirmar com cada uma e cada um de nossos educadores e estudantes meu compromisso com o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica.

 Será preciso tecer relações que potencializem ainda mais nossa inteligência e criatividade coletiva para aumentar ainda mais nossa relação com a sociedade e nosso "impacto social".  Precisamos apostar mais no estabelecimento de relações que extrapolem nossos atuais limitadores. Precisamos estimular mais os relacionamentos intra e intercampi. Extrapolar os limites departamentais/setoriais de nossa organização administrativa e dos cursos e programas na área acadêmica. Quanto mais compartilharmos generosamente nossas capacidades educativas, mais nos fortaleceremos como coletivo e mais a sociedade como um todo se beneficiará.

Portal do IFF: Em 2019, o IFF sofreu com corte de verbas que paralisou, por exemplo, projetos de pesquisa e de extensão, afetando servidores e estudantes. Quais são as perspectivas em relação ao próximo ano e como pretende gerenciar as dificuldades?  

Jefferson: Fui eleito pela primeira vez como reitor em dezembro de 2015 e tomei posse em abril de 2016 em um contexto nacional que já apresentava restrições econômicas, mas ainda tínhamos um movimento de expansão do nosso instituto e de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Do início de nossa gestão até hoje, foram 3 presidentes da república, 5 ministros da educação e 7 secretários de Educação Profissional e Tecnológica. Não tenho dúvida de que esses 3 anos e 8 meses de nossa gestão foram os anos de maiores restrições orçamentárias dos últimos 15 anos na Rede Federal. Entretanto, mesmo diante desse enorme desafio, conseguimos, em conjunto com todos os nossos dirigentes e o esforço de nossa comunidade acadêmica, avançar muito em todas as dimensões institucionais. Não acredito que os próximos anos serão mais amenos. Porém, tenho confiança de que, coletivamente, a partir do diálogo com nossa comunidade acadêmica, com a Rede Federal e com os diversos atores sociais comprometidos com o país, conseguiremos fortalecer a Educação pública e a produção científica e tecnológica nacional visando um Brasil para todos.   

Portal do IFF: Poderia deixar uma mensagem para a comunidade do IFF? 

Jefferson: Este processo eleitoral está repleto de mensagens de nossa comunidade. Espero que tenhamos a capacidade de interpretá-las e traduzi-las em ações concretas, seja de realinhamento de rumos, de reformulações ou de novas ações. Entretanto, com a massiva votação que recebi, pude perceber o quanto nossa comunidade acredita em nossos propósitos e proposições. Quero reafirmar com cada uma e cada um de nossos educadores e estudantes meu compromisso com o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica pública, de excelência, gratuita, interiorizada, verticalizada e socialmente referenciada, transformadora de vidas e realidades.