Enade das Licenciaturas

Regularidade Antecipada possibilita colação de grau e expedição de diploma mais cedo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2024 16h02, última modificação 16/10/2024 14h03
Para verificar a regularidade de forma antecipada, o estudante precisa levar para casa o caderno de prova.

Fazer o Enade é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. (Arte: Lionel Mota).

Assim como foi no ano passado, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 também será possível que as instituições de ensino superior verifiquem a regularidade dos estudantes de forma antecipada

Com ela, o estudante poderá realizar a colação de grau e a expedição de diploma mais cedo.

Mas para ter direito, é preciso cumprir alguns requisitos, tais como:

√ Estar habilitado somente para a Avaliação Teórica;

√ Os estudantes inscritos deverão sair com o rascunho do cartão resposta, documento que contém um código alfanumérico de confirmação de presença no Exame;

√ Entregar ao coordenador, de forma voluntária, no mesmo dia da prova ou em qualquer outro dia posterior, o documento que contém o código alfanumérico.

Com este código, o coordenador de curso poderá acessar o Sistema Enade e registrar a presença do estudante na prova, a partir do dia 28 de novembro de 2024. No Sistema Enade, o coordenador de curso também precisará verificar se o estudante está habilitado somente para a Avaliação Teórica, se não foi eliminado e se ele respondeu todo o  “questionário do estudante”.

A partir daí, a instituição possuirá os elementos necessários para considerar a situação do estudante regular no exame e poderá realizar a colação de grau e a expedição de diploma, caso o estudante já tenha integralizado 100% dos demais componentes curriculares obrigatórios do curso e não possua outras pendências.

Caso o estudante participe do exame, mas não saia com o caderno de provas ou não entregue a contracapa do caderno à instituição, será necessário aguardar a divulgação do relatório de estudantes em situação regular junto ao Enade 2024, conforme previsto no edital.

A iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não invalida as obrigatoriedades do exame, como a participação na prova e o preenchimento do Questionário do Estudante. Inclusive, como o Enade é obrigatório, a regularidade do estudante no exame é condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Datas importantes:

Avaliação Teórica:

Até 23/11 - Questionário obrigatório on-line

24/11 - Prova Presencial

Avaliação Prática:

Até 23/11 - Questionário obrigatório on-line

Até 03/12 - Questionário AP obrigatório on-line

Estudantes das Licenciaturas do IFF devem participar do Enade 2024

Enade das Licenciaturas terá avaliação prática

Estudantes precisam responder a questionário até o dia 23 de novembro

Estudantes se preparam para o Enade 2024