Notícias
WorldSkills
Reitor do IFF participa de Conferência Mundial de Habilidades
Líderes da indústria, governos, organizações internacionais e academia reunidos na WorldSkills 2017
A Competição Mundial de Habilidades, realizada de 14 a 18 de outubro, em Abu Dhabi, contou com a presença de líderes da indústria, governos, organizações internacionais e academia, tendo como objetivo construir uma agenda global. Na pauta: A globalização de habilidades e carreiras em um mundo cada vez mais digitalizado; O desajuste entre empregos e habilidades; Mobilidade da força de trabalho e os constrangimentos das qualificações existentes; Os desafios específicos para as habilidades nas cidades; Combate à desigualdade de gênero nas habilidades.
A conferência aconteceu em paralelo à competição, no dia 15 de outubro, com o tema "Estratégias de competências para um mundo globalizado", e as discussões versaram sobre a mudança das exigências de habilidades do mundo globalizado e a resposta necessária.
Estiveram presentes os centros Unevoc de todas as cinco regiões da Unesco: Ásia e Pacífico, África, Estados Árabes, América Latina e Caribe e Europa e América do Norte. Representando a América Latina e Caribe, o reitor do IFF, Jefferson de Azevedo relatou a experiência de participar do encontro, que foi todo custeado pela Unesco/Unevoc.
"A WorldSkills Abu Dhabi 2017, a Olimpíada Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, foi um encontro de competências e culturas. Foram 4 dias de grandes desafios para os jovens competidores e uma experiência espetacular para todos nós que participamos da conferência. Estar representando a Unesco é um reconhecimento da importância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que estamos construindo no Brasil, verticalizada, e presente em tantas regiões do país", disse Jefferson.
De acordo com os organizadores - Centro Internacional Unesco/Unevoc e o Centro Abu Dhabi de Educação e Treinamento Técnico e Profissional, um Centro Unevoc nos Emirados Árabes – a conferência visou criar um espaço aberto para a formação de redes entre os participantes, sendo uma oportunidade para os centros Unevoc se apresentarem aos profissionais da Educação Profissional de outras instituições, países e setores, identificar semelhanças, desafios comuns, explorar sinergias e criar parcerias.