Notícias

WFCP

Reitor do IFF participa de Congresso Mundial

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/10/2018 17h45, última modificação 31/08/2023 12h51
Jefferson vai falar sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Polo de Inovação do IFF, além de participar de outras atividades do evento.
Reitor do IFF participa de Congresso Mundial

Delegação do Conif participa do evento.

 A convite do Ministério da Educação e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, participa do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), a ser realizado de 8 a 10 de outubro de 2018, em Melborne, na Austrália. O evento reunirá líderes da educação profissional de todo o mundo em torno do tema “Preparar para as competências do futuro, agora”.

 O congresso é realizado pela Federação a cada dois anos para promover o intercâmbio de conhecimento, o fortalecimento de parcerias e incentivar proposições de alternativas aos desafios comuns relacionados à educação profissional e tecnológica.

 No primeiro dia do evento, pesquisadores, especialistas, líderes, comunidade e estudiosos trocarão experiências e discutirão sobre questões atuais durante os workshops dos affinity groups. Como membro da WFCP, o Conif coordenará os debates sobre “Aprendizagem e emprego”, que será mediado pelo reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. Também serão temas dos grupos de afinidade: Pesquisa Aplicada e Inovação; Serviços de Apoio ao Estudante; Desenvolvimento de Liderança; Habilidades Técnicas Elevadas; Empreendedorismo e Instituições Verdes. 

 Jefferson, que é coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, vai fazer uma apresentação sobre a Rede Federal, também vai apresentar o trabalho que ele submeteu no Congresso intitulado “O itinerário formativo da educação profissional da formação inicial do trabalhador até o doutorado”, além de integrar o affinity group “Aprendizagem e Emprego”. Também faz parte da agenda do reitor uma apresentação sobre o futuro da Educação Profissional e o Polo de Inovação do IFF. Outros institutos também participarão de atividades coordenadas pelo Conif bem como compartilhando experiências, tais como: Pará, Rio Grande do Norte, Triângulo Mineiro e Santa Catarina.

 Além disso, seis projetos de pesquisa de institutos federais serão expostos no estande da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica durante o Congresso. São eles: “Determinantes da qualidade do café no Espírito Santo” (Ifes), Aproveitamento Tecnológico de Lactossoro na Elaboração de Maionese (IFF); Dispositivo Reconfigurável para Visualização 3D de Superfícies Tridimensionais (IFF); CRAB - Veículo Adaptado à Mobilidade de Cadeirantes em Praia (IFRN); Algômetro Vestível Flexível (IFSP) e Desenvolvimento de Simulador Cardíaco (IFBA). (Leia mais)

 “Neste evento, teremos a representação da maior parte dos países do mundo, com seus reitores, educadores e estudantes, o que será um momento muito importante. E é interessante destacar que dentre os seis projetos que serão financiados pelo Ministério da Educação, teremos dois do IFFluminense, o que é muito relevante e mostra a pujança e a qualidade da Rede e do nosso Instituto”, destaca Jefferson.

 A programação completa do evento pode ser conferida no site oficial.