Reitor do IFFluminense participa da 100ª reunião ordinária da CONAES

por admin publicado 18/09/2013 14h30, última modificação 31/08/2023 12h46

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) realizou sua 100ª Reunião Ordinária nesta terça-feira, dia 17 de setembro, em Brasília. Como forma de comemorar a centésima reunião, a CONAES iniciou, nesta reunião, os seminários regionais sobre a Autoavaliação Institucional e as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), organizados pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES/INEP e pela CONAES. Serão cinco eventos regionais para debater o papel da autoavaliação.

Na programação desta terça-feira, o professor Luiz Augusto Caldas Pereira participou como debatedor da Mesa com a temática Visão da comunidade sobre o SINAES – desafios e perspectivas, coordenada pelo Prof. Dr. Marcelo Knobel (membro da CONAES) e com a participação da Profª Dra. Silke Weber, da UFPE.
Em seu fala, o professor Luiz Augusto destacou a importância de os Sistemas de Avaliação oferecerem informações e diagnósticos, na perspectiva de construção do futuro, e não e se constituírem apenas como instrumento classificatório de “ranqueamento” . Também, ressaltou a inegável importância de se reconhecer a avaliação em sua relevante dimensão indutora, em especial nos Institutos Federais. Como representante do CONIF, reconheceu a disposição e sensibilidade do INEP em estabelecer um diálogo efetivo com a Rede Federal, para a construção de um Sistema de Avaliação que reflita um projeto institucional fincado em uma proposta emancipatória.