Notícias

Reunião

Instituições de Ensino do Rio se reúnem com bancada parlamentar do estado

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2017 13h46, última modificação 31/08/2023 12h43
Encontro realizado em Brasília teve como pauta a revisão do orçamento.
Instituições de Ensino do Rio se reúnem com bancada parlamentar do estado

Gestores durante reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

 O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, e o diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara participaram, no dia 13 de setembro de 2017, de uma reunião em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e parlamentares da bancada federal do Rio de Janeiro. Dentre os assuntos abordados estavam o orçamento e as questões relativas às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Estado.

 A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), representada pelo reitor Roberto Leher, e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na figura de Ronald Shellard, foram instituições que também participaram da reunião. Além dos representantes dessas instituições, compareceram ao encontro a deputada Jandira Feghali e os deputados Hugo Leal e Simão Sessim.

 Segundo Jefferson Manhães, o encontro teve por objetivo levar aos parlamentares os anseios da comunidade acadêmica de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro para que seja possível, a curto prazo, repor o orçamento, como previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e também planejar o orçamento de 2018, retomado a partir do orçamento de 2016 e reajustado pela inflação: “essa foi a temática primeira, a curto prazo, para que nós pudéssemos ter uma ação concreta e objetiva e pedir o apoio dos parlamentares, mas esse movimento cresceu de tal maneira que nós tivemos, pela manhã, o encontro com o presidente da câmara, Rodrigo Maia, que é da bancada do Rio de Janeiro e depois, no início da noite, um encontro com a bancada do estado, com a presença de vinte e oito deputados federais, de diversos partidos, uma representação muito expressiva”, ressalta.

 O reitor do IFF acrescenta que “ foi um momento muito importante em que ficou muito claro o compromisso de todos os deputados para o fortalecimento da produção científica e tecnológica, além de um momento de muita representatividade. A avaliação que fizemos, ao fim da reunião, foi de que tivemos ali, independente dos matizes partidários e ideológicos, um compromisso com as instituições federais que estão focadas na formação de profissionais, de pessoas, na produção científica e tecnológica do nosso país e isso é um sinal de esperança, de que vamos, juntos, encontrar caminhos para garantir o funcionamento em plenitude dessas instituições”, afirma Jefferson.

 Um novo encontro acontecerá no Rio de Janeiro, no fim do mês, com a bancada do estado e os representantes do Fórum Rio – Alternativas para a Crise, grupo criado em julho deste ano.


*Com informações da UFRJ