Língua Inglesa

Reino Unido e Brasil se unem em projetos de pesquisa aplicada em língua inglesa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/06/2018 17h23, última modificação 31/08/2023 12h50
Propostas devem ser submetidas em parceria dos dois países, até o dia 17 de setembro de 2018. Reitor do IFF participou de lançamento.
Reino Unido e Brasil se unem em projetos de pesquisa aplicada em língua inglesa

Representantes de instituições brasileiras participaram do lançamento do programa.

Com o objetivo de fomentar a pesquisa aplicada em língua inglesa, o British Council Brasil lançou a UK Brazil English Collaboration Call, uma chamada para financiamento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas, no dia 12 de junho de 2018, em Londres.

O evento reuniu pesquisadores e profissionais do Brasil e do Reino Unido, entre eles, o reitor do IFF e coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jefferson Manhães de Azevedo, convidado pelo British Council. Jefferson falou sobre “Os Institutos Federais no sistema de ensino superior brasileiro e o papel da língua inglesa” e participou de uma mesa-redonda sobre os “Desafios e possíveis próximos passos para a internacionalização”.

“Foi um grande momento, de integração entre instituições, quando apresentamos nossa Rede Federal e sua atuação”, destaca o reitor. Além de Jefferson, outros representantes brasileiros também falaram sobre os sistemas de educação do Brasil, em especial, o sistema de ensino superior, para uma plateia de universidades e colleges britânicos. Os projetos a serem desenvolvidos serão de até sete meses e visam, conforme explica Jefferson, “o desenvolvimento de novas metodologias do ensino da língua inglesa no Brasil, especialmente nas escolas públicas, e o aprimoramento nas universidades”.

Sobre a chamada: As propostas conjuntas poderão ser submetidas por universidades, faculdades ou outras instituições privadas do Reino Unido em colaboração com Institutos Federais e universidades, públicas e privadas, do Brasil.

O apoio financiará duas linhas de pesquisa. A primeira é direcionada a políticas para a língua inglesa como componente do processo de internacionalização de instituições de ensino superior brasileiras, alinhadas com a agenda da “internacionalização em casa”.

A segunda linha de fomento é voltada para a educação básica com o apoio a pesquisas sobre o aprimoramento do ensino e aprendizagem de inglês na rede pública brasileira – ensino fundamental e médio. Essa linha inclui temas como: desenvolvimento de currículo, formação inicial e continuada de professores, uso de tecnologias e avaliação.

As propostas devem levar em conta os desafios de sustentabilidade e escalabilidade dessas iniciativas frente às dimensões do país. O edital será publicado no dia 15 de junho de 2018, e o prazo para envio das propostas será no período de 16 de julho a 17 de setembro de 2018. Já os selecionados serão conhecidos no dia 11 de outubro para realização dos projetos de 01 de dezembro de 2018 a 01 de julho de 2019.

Para receber informações sobre a chamada, os interessados devem se inscrever em http://bit.ly/2jWhD42. Para dúvidas, enviar e-mail para contato@britishcouncil.org.br.

Fonte: https://www.britishcouncil.org.br com Ascom IFF