Pesquisa

Reitores destacam parceria e importância da Ciência durante abertura do XII Confict e V Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/10/2020 14h07, última modificação 10/10/2023 13h03
A programação do evento científico segue até o dia 16 de outubro, com transmissão pelo Facebook da Uenf e pelo Google Meet.
 Reitores reafirmam parceria e importância da Ciência durante abertura do XII Confict e V Conpg

Reitores destacaram a importância da Ciência para o desenvolvimento da sociedade (Foto: Reprodução)

O XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) foram abertos na manhã desta terça-feira, dia 13 de outubro. A cerimônia virtual contou com a participação dos reitores das instituições organizadoras do evento, Raul Palacio, da Uenf, Jefferson Manhães de Azevedo, do IFF, e Antônio Cláudio da Nóbrega, da UFF.

Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", a décima segunda edição do Confict e a quinta do Conpg reúnem as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes das três instituições públicas de ensino superior. Serão apresentados 1.304 trabalhos em 51 eixos temáticos. A programação do evento online, que também conta com palestras e atividades culturais, segue até a próxima sexta-feira, dia 16 de outubro, com transmissão pelo Facebook da Uenf e pelo Google Meet.

Durante a cerimônia, os reitores reafirmaram a importância da parceria entre as instituições e da Ciência para o desenvolvimento da sociedade. Jefferson Manhães lembrou que o projeto do evento está sendo construído, de forma conjunta, há 12 anos.  "O 17° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) é a parceria. Sozinhos nós não vamos dar conta dos desafios, nós temos que estar juntos para enfrentar os problemas nacionais e internacionais. O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é uma questão de todos", ressaltou o reitor do IFF, afirmando que a Ciência deve estar conectada com a sociedade e com seus objetivos.

O reitor da Uenf, Raul Palacio, agradeceu às comissões organizadoras e à população, destacando o caráter do evento, de prestação de contas do conhecimento produzido pelas instituições. "As universidades públicas são gratuitas, mas não são de graça. É o dinheiro da população, dos impostos, que mantém as universidades e esse congresso. Esse é um exemplo de como as três instituições utilizam os seus recursos de forma nobre para o desenvolvimento da sociedade", afirmou o reitor, ressaltando que é preciso defender a Ciência para ter um país com menos desigualdades.

Para o reitor da UFF, Antônio da Nóbrega, a articulação orgânica, histórica e de cooperação entre as instituições é fundamental para o planejamento e para o avanço social e econômico do estado do Rio de Janeiro. "As nossas instituições têm a utilização do conhecimento científico como alicerce do processo civilizatório", pontuou o reitor, acrescentando que "o conhecimento científico é parte integral da formação do cidadão e fundamental para a autonomia dos indivíduos, para que eles possam tomar decisões na vida, em qualquer aspecto".

A programação completa e os links para acompanhar as atividades do XII Confict e V Conpg estão disponíveis no site do evento.