Notícias

Mesa-Redonda

"Representação feminina na difusão do conhecimento” é tema de mesa redonda

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2018 10h02, última modificação 31/08/2023 12h51
O evento integrou a programação da X Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e II UFFRJ.
Mesa Redonda discute a representação feminina na difusão do conhecimento

Evento fez parte da programação da X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ

  A mesa redonda com o tema “Representação feminina na difusão do conhecimento e na transformação social” aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de outubro de 2018, durante a X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF. A mesa foi composta por Marina Barreto Silva (Uenf), Hyngrid Yara Souza (USP), Thereza Cristina De Lacerda (UFRJ), Suelen Ribeiro de Souza (Uenf) e mediada por Ana Bárbara Freitas (Uenf).

 A temática trazida abordou a hostilidade do meio acadêmico, em maioria composta por homens, e a importância de trazer para o debate a participação das mulheres nesse meio. A questão de estereótipos foi posta em voga assim como se é inata a aptidão para determinadas áreas. A bióloga Hyngrid, editora da revista eletrônica “Mulheres na Ciência BR”, ressalta que o projeto em que trabalha tem como intuito promover e divulgar mulheres e seus trabalhos, para incentivar a ajuda mútua. E acrescenta que “qualquer mulher pode participar do projeto Mulheres na Ciência BR, através de textos e pesquisas de qualquer área.”

 O destaque da mesa foram as próprias convidadas que desbravaram o mundo acadêmico e, através dele, ascenderam. A apresentação dos seus trabalhos serviu de exemplo e inspiração para que outras possam fazer o mesmo.

 “O Protagonismo Feminino na Ciência e no Projeto Mulheres na Pesca”, apresentado pela doutoranda em Políticas Sociais da Uenf, Suelen, mostrou a atuação das mulheres em todo o processo de pesca, que não se resume somente a colocar isca no anzol e puxar o peixe para fora d’água. Já o projeto “Tem Menina no Circuito”, que tem como proposta a inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologias, no ambiente escolar, foi apresentado pela monitora Gabriella Galdino, licencianda em Física pela UFRJ, que mostrou em sua apresentação os esforços e incentivos para a realização do objetivo.

 Na plateia, a bolsista voluntária do Nugedis IFF Campus Campos Centro, Thayná Amaral, diz que a temática trazida pela mesa reforça a importância do debate sobre a participação das mulheres no espaço acadêmico. Para ela, o ponto alto da mesa foi a participação das convidadas para que as mulheres que já ascenderam academicamente compartilhem seus conhecimentos, busquem e criem oportunidades para outras mulheres.