Resultados de pesquisa com servidores vão auxiliar ações da Comunicação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/12/2020 16h13, última modificação 31/08/2023 13h01
Pesquisa diagnosticou como e quais informações os servidores preferem receber sobre o Instituto.
Resultados de pesquisa com servidores auxiliarão ações da Comunicação

Pesquisa aponta preferências de servidores na hora de receber informações sobre o IFF (Arte: Julio Negri).

Após realizar uma pesquisa para mapear hábitos e preferências de consumo de informações pelos servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, desde março deste ano, a Diretoria de Comunicação do Instituto planeja, agora, ações que vão ao encontro dos resultados obtidos.

O objetivo é adequar e aprimorar os canais de comunicação do IFF com os seus servidores - desde o uso de e-mail institucional até as páginas nas redes sociais – nesta nova realidade provocada pela adoção do home office que naturalmente alterou rotinas e preferências que precisam ser conhecidas para a promoção de um diálogo mais eficiente, não só por meio das estratégias de Comunicação, como também para subsidiar as ações da gestão.

A pesquisa foi realizada em julho deste ano e contou com a participação de 431 servidores que responderam as mais diversas perguntas sobre como e por qual meio obtêm informações sobre a instituição.

Frequência: Perguntados sobre a frequência de acesso aos canais de Comunicação do IFF antes da pandemia, 58,6% informaram que acessavam diariamente e 60,7% que este acesso aumentou durante o isolamento. Agora, 79% acessam os canais de Comunicação do Instituto diariamente.

Canal mais acessado: Sobre o canal de comunicação mais acessado para se manter informado, o e-mail institucional era a escolha de 54% antes do isolamento, seguido do Portal do IFF (20,7%) e do Sistema Unificado de Administração Pública - Suap (16%). Durante o isolamento, o e-mail continuou sendo a preferência de 44,2%, seguido do Suap (18,4%) e do Portal do IFF (17,9%).

Como gostaria de ser informado: Quando perguntados sobre como gostariam de ser informados a respeito das ações do IFF, 82,6% escolheram o e-mail institucional, seguido do Portal do IFF (52,1%) e do Suap (43%).

Tipo de informação: Durante este período de isolamento, os servidores do IFF querem receber informações sobre: Capacitações (76,5%), Eventos online (74%), Ações de Gestão (72,8%), Apoio durante o isolamento (62,6%), entre outras temáticas.

A pesquisa buscou mapear, ainda, os canais de comunicação de forma individual:

Portal do FF: O Portal do IFF é acessado por 35,3% dos respondentes uma ou duas vezes por semana, durante o isolamento social. O acesso, de acordo com 68,5%, tem por finalidade ler notícias.

E-mail institucional: 94% responderam ler os e-mails enviados pela Comunicação, sendo que 56,4% apontaram ler todos as mensagens e 42,3% apenas aqueles cujos assuntos interessam.

Redes Sociais: O canal do IFF mais acessado nas redes sociais é o YouTube, de acordo com 68,6% dos respondentes, seguido do Instagram (54,3%) e do Facebook (52,3%), resultado que reflete o momento atual em que muitas atividades foram transportadas para o meio online, sendo transmitidas pelo IFFTube, tais como eventos e reuniões. Dos respondentes, 75,6% dizem que têm assistido aos eventos no IFFTube e 60,3% avaliaram o trabalho como bom.

“O volume de informações que produzimos hoje no IFF é muito grande e, a partir dos resultados da pesquisa, traçamos algumas ações a serem implantadas para adequar o trabalho às demandas dos servidores por informação. Entre as proposições estão a adequação do Calendário de Eventos do Suap, em parceria com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), e a criação de listas de grupos de e-mail por assunto”, destaca a diretora de Comunicação do IFF, Juliana Lima.

Proposições: Após analisar os dados, a equipe da Diretoria de Comunicação organizou algumas das seguintes proposições:

(1) - Criar listas de grupos de e-mail por assunto, considerando os quatro temas que os servidores já indicaram como prioritários na pesquisa e a respeito dos quais gostariam de ser informados;

(2) - Divulgar agenda semanal de eventos com esforço colaborativo dos campi para reunir as informações;

(3) - Divulgar calendário dos eventos cadastrados no Sistema de Eventos do Suap, estimulando a sua utilização;

(4) - Aprimorar a Comunicação Interna em relação à comunicação dos gestores com os servidores por meio de encontros e reuniões de trabalho virtuais;

(5) - Reforçar a importância dos gestores manterem os servidores do seu setor informados sobre as ações, decisões e planejamentos da gestão.

Acesse AQUI os resultados da pesquisa, na íntegra.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents