Pleito

Reunião do Conselho Superior homologa resultado das Eleições IFF 2019

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/12/2019 17h00, última modificação 10/10/2023 12h59
Candidatos eleitos e reeleitos participaram da reunião na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro.
Reunião do Conselho Superior homologa resultado das Eleições IFF 2019

Processo Eleitoral chega ao fim com a homologação do resultado pelo Conselho Superior (Foto: Mayhara Barcelos).

A última reunião do Conselho Superior do IFF (Consup) teve como pauta única a homologação das Eleições 2019 para os cargos de reitor e diretores-gerais dos campi, na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro, na sede da Reitoria em Campos-RJ. Além dos conselheiros, a reunião, presidida pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Artur Arêas, contou com a presença dos candidatos.

Entre os diretores eleitos, estiveram presentes Leandro Pereira Costa (Bom Jesus), Paulo Vidal (São João da Barra) e Filipe Ribeiro (Itaperuna), que destacaram em suas falas a oportunidade de poder contribuir com a instituição.

"Temos uma missão grande e estamos empolgados para fazer um bom trabalho", destacou Vidal.

"A gente tem uma missão enorme que é alavancar o Campus Bom Jesus que é muito rico de pessoas e de recursos naturais", ressaltou Leandro.

"Desejo contribuir e ajudar a comunidade. O Campus Itaperuna vai continuar de portas abertas", afirmou Filipe.

Entre os reeleitos ao cargo de diretor-geral também participaram: Marco Antonio Moreira (Macaé), Victor Saraiva (Cabo Frio) e Arthur Rezende (Pádua). Há 10 anos como servidor técnico em Assuntos Educacionais, Arthur se prepara para o seu segundo mandato à frente do Campus Pádua que completa cinco anos em janeiro próximo.

"Fiquei muito feliz com a votação e o reconhecimento da comunidade, o que também aumenta a nossa responsabilidade", disse Arthur. Ele destaca que há muito trabalho pela frente e que o grande desafio será a expansão do campus, hoje com 62 servidores e 550 alunos. "Vamos lutar para conseguir novos servidores, a obra de um novo prédio administrativo e pedagógico, além da abertura de novos cursos previstos no PDI".

O reitor, Jefferson Manhães de Azevedo, reeleito para o cargo, parabenizou os candidatos e leu uma carta ressaltando a importância do processo democrático e a trajetória da instituição. "Nesta eleição, como em todas as outras que já passaram desde 1986, demonstramos que somos nós que escolhemos nosso futuro. Com uma profunda unidade dentro da diversidade e sempre na defesa de uma educação pública, de qualidade, gratuita, verticalizada, interiorizada e socialmente referenciada", discursou.

Confira todos os eleitos na Resolução N.º 53, de 20 de dezembro de 2019, que homologou o resultado das Eleições.

Comissão Eleitoral Central: A Comissão Eleitoral Central, representada pelo servidor Fernando Nunes, fez a leitura do resultado final para aprovação do Consup e destacou alguns pontos do processo que irão constar em seu relatório final: a utilização das urnas eletrônicas como um avanço no processo dentro da instituição, a transmissão dos debates ao vivo, o empenho dos membros das comissões, a obrigatoriedade de apresentar o Plano de Gestão por parte dos candidatos, a qualidade da participação dos estudantes no processo e nos debates. Os membros também enfatizaram a importância de discutir para as próximas eleições a deflagração do processo de forma mais antecipada e com a data das eleições em um momento em que toda comunidade, em especial os estudantes, possam ser envolvidos e participar de maneira ampla.

Moção de elogio: o Consup aprovou uma moção de elogio aos membros das comissões eleitorais pelo trabalho de dedicação e seriedade ao longo das Eleições 2019.

(Membros do Consup e candidatos eleitos - Foto: Mayhara Barcelos)