Reunião do FIC discute a cultura local

por admin publicado 24/11/2014 13h10, última modificação 31/08/2023 12h45
O evento conta com a participação de alunos e professores de universidades parceiras do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC).

A reunião ordinária do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro – Norte/Noroeste Fluminense teve início nesta manhã, no auditório Miguel Ramalho do campus Campos Centro. Estiveram presentes representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do IFFluminense, além de diversos alunos. As instituições comentaram sobre suas ações referentes à Cultura nas ações universitárias.

Alguns integrantes do grupo “Nós do Teatro” marcaram o início da solenidade com uma entrada surpreendente, interrompendo, de repente, a fala da coordenadora de Arte e Cultura do campus, Kátia Macabu de Sousa, para apresentar um trecho da peça “À Procura de um Autor”. Posteriormente, Simone Teixeira, professora da Uenf, apresentou a estrutura dessa universidade e os projetos de Cultura e Extensão nas quais discentes e docentes estão envolvidos, como o “Arte na Escola”.

NÓS DO TEATRO

Grupo "Nós do Teatro" fez a abertura da solenidade.

Após exibir a trajetória de projetos desenvolvidos pelo IFFluminese, Kátia Macabu destacou o potencial artístico da região e a importância de o Instituto fomentar as atividades culturais. “Cada servidor é, também, um educador, e um educador deve dispor de uma boa bagagem cultural para fazer o aluno crescer na sua experiência acadêmica e profissional. Este e outros eventos são sempre um estímulo à conscientização dessa prática”.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Aparecida Bastos, o evento “é um ótima oportunidade para o surgimento de novas ações no âmbito da Cultura na nossa região, que possui um potencial muito grande. É preciso dar visibilidade ao que é produzido na nossa região. Tenho certeza de que, com essa aproximação entre a Uenf, a UFF e o IFF, somaremos força para promover a arte local”.

No período da tarde, houve uma reunião de encerramento no Centro de Convenções da Uenf, com a participação de alunos e professores. O Coro Jovem do IFF também fez uma participação especial. Entre outras questões, os presentes marcaram a próxima reunião para o dia 08 de dezembro de 2014, às 14h. O local ainda será divulgado.

Simonne Teixeira, professora da Uenf, concluiu que “a reunião foi extremamente positiva, pois conseguimos reunir representantes das quatro universidades da região Norte Noroeste Fluminense, fazendo deste evento um momento de reflexão sobre a cultura da região”.

FIC - reunião de encerramento

Saiba Mais sobre o FIC AQUI