Revista Vértices é inclusa na base de dados Redalyc

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2022 09h33, última modificação 31/08/2023 13h08
A Redalyc é um modelo de base de dados para promover a ciência como bem comum e público, em que a comunicação e a publicação científicas não visam lucro, e estão nas mãos e sob controle da academia.
Revista Vértices é inclusa na base de dados Redalyc

Revista Vértices acessada em dispositivos eletrônicos (Arte: Essentia Editora do IFFluminense)

A revista Vértices, periódico da Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense, agora faz parte oficialmente da infraestrutura do Sistema de Informação Científica Redalyc, que promove o Diamond Open Access. "Essa conquista foi resultado do esforço e perseverança para cumprir os critérios exigidos por este sistema de indexação", afirma a professora Alejandra García, do Departamento de Qualidade Editorial do Sistema de Informação Científica Redalyc.

Desse modo, os conteúdos que integram a Vértices, de Campos dos Goytacazes, agora estão totalmente disponíveis para consulta da comunidade científica por meio da página eletrônica da Redalyc em: https://www.redalyc.org/revista.oa?id=6257. A página principal da base de dados pode ser acessada no endereço: https://www.redalyc.org/home.oa

Na avaliação da editora assistente da revista, Inez Barcellos de Andrade, a indexação da Vértices em bases de dados de pesquisas científicas é fundamental por representar um reconhecimento de mérito e um aval à qualidade de seus artigos. Consequentemente, também são beneficiados seus autores, que normalmente estão submetidos a processos de mensuração de desempenhos de atividades, tanto acadêmicos como de serviços.

"Para conseguir a indexação em uma base de dados como a Redalyc, é preciso atender aos seus requisitos e organizar-se para uma candidatura. Assim, os esforços dos editores, ao longo de 2020 e 2021, para inclusão da Vértices na Redalyc se devem à proposta do grupo de pesquisa e divulgação da Ciência da Universidade Autônoma do Estado do México, que visa dar visibilidade e apoiar a consolidação de periódicos, exclusivamente aqueles que compartilham o modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica, de qualquer região", explica.

Inez lembra também que, com mais de 16 anos em funcionamento, os esforços da Redalyc têm sido reconhecidos por várias universidades e organismos internacionais (Clacso, Unesco, Universidade Carlos III, entre outros), por estar aberta a todas as revistas do mundo que trabalham por um ecossistema de inclusão e comunicação científica equitativa e sustentável. "A participação da Vértices nessa base de dados possibilitará a consolidação dos seus principais objetivos: ampliar a visibilidade e acesso aos artigos publicados, contribuindo ainda com o modelo de divulgação da ciência de forma aberta e gratuita", destaca.

Clique AQUI e veja o certificado de inclusão da revista Vértices na Redalyc.

O que é a Redalyc

É um modelo de base de dados que visa promover a ciência como bem comum e público, em que a comunicação e a publicação científicas não visam ao lucro, e estão nas mãos e sob controle da academia, uma vez que são as melhores soluções para alcançar um ecossistema acadêmico e científico sustentável, inclusivo e participativo.

Conheça mais sobre a revista Vértices no site da Essentia Editora.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!